sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Luis Correia Peixoto 3

                                                                 Luís Correia Peixoto
Continuação   3


                           Naquele dia depois de ir a  Lisboa  fazer uma visita aos meus velhosª amigos ª na Junta Central dos Pescadores vinha mais satisfeito .
                     Prometeram me que iam ver se o meu pedido, empréstimo de dinheiro para o casco de um barco para eu poder governar a vida ,poderia ser concedido  pois com esta coisa da greve dos pescadores perdi o meu trabalho na traineira Porto Mar e no dia que levaram para Lisboa  presos oito  camaradas das traineiras  , nesse mesmo dia obrigaram os pescadores de Peniche a embarcar de contra vontade e tive uma conversa nada agradável com o Mestre Silvino Cego quase em frente da Consolação.
                     Nessa noite alguém andou a distribuir uns papeis que nunca cheguei a ler nenhum em que incentavam os pescadores de Peniche a travar uma luta de desobediencia  e irmos para a luta activa .
                     Mestre Silvino estava falando acerca desses papeis com o nosso camarada José Mendonça e a certa altura  disse que tinham sido os pescadores de Peniche que os tinham feito e distribuído .
                     José Mendonça que todos nos sabíamos que também tinha a língua solta retorquiu lhe dizendo ªº
                     Se calhar foram  os armadores ...
 Eu estava dentro do leito calcando as botas de agua e como estava com a cabeça de fora  ouvindo disse ªª
                      Quem sabe la ? .
O Mestre Silvino correndo para a boca do leito disse me desabridamente ...Foste tu , Tu e que foste !
                      Ao ouvir aquele falso testemunho  disse’lhe com  uma revolta contida  ªª
Se o Senhor diz mais uma vez em frente de mim ou sei que nas minhas costas voltar a fazer essa afirmação , eu mando  o prender .
Voltando  se para mim disse me ªª
Tu mandas me prender ?
Sim respondi lhe eu , pois o Senhor esta me dizendo um falso testemunho  .
                     Fiquei muito magoado nessa altura com esta situação e também anos mais tarde  o meu Amigo  Silvino Nogueira da Silva disse me pessoalmente que não tinha ficado nada satisfeito com o que me tinha dito .
                     Mas nos ambos tinha mos o dito e como eu costumo dizer , o que esta dito esta dito  .
                     Certamente por causa desta afirmação as consequencias vieram , tendo eu levado baixa , perdendo o meu trabalho .
                    Dai em diante nunca mais me deram trabalho nos barcos de pesca em Peniche e eu pensei ver o que poderia arranjar para governar a minha vida e foi outro meu grande Amigo dos tempos da Escola de Pesca em Lisboa o Oficial Medico da Marinha  e então Medico da Presidência da Republica , Galvão Rocha que me sugeriu  a epotese  de um empréstimo da Junta Central da Casa dos Pescadores para construção de um barco para mim
                     Recorrendo a grandes  Amizades que tinha granjeado já ao longo da minha curta vida  ,que mais tarde falar lhes eis . o sonho foi’se realizando .
                     Mas o barco levava mais de dois anos a construir e eu deveria ter uma ocupação de trabalho para ajudar a minha Mulher na manutenção das  despesas diárias com a Família .
                   E eu lembrava me da Sociedade Frigorifica de Peniche ..... mas havia um problema dificel de contornar.
                  O senhor Luís Correia Peixoto tinha aparecido quase no fim das negociacoes que andávamos a tratar já havia alguns meses do contrato do trabalho .e como já era natural as minhas relacoes com os armadores embora sendo aproximadas com grande respeito de ambas as  partes , em algumas das vezes eram muito calorosas  e de difícil  chegar a uma conclusão e já estávamos num ponto para nos pescadores que o terror imposto pela autoridades de então levava a que os outros dois camaradas meus  que faziam parte da comissão de negocia coes já quase que não abriam a boca sendo para mim sempre o ónus do mau da fita , para não dizer outra coisa .
                  Depois de muitas consequencias graves porque passei  o contrato foi assinado com duas assinaturas dizendo que assinavam as condicoes finais ,a minha assinatura era quase igual a dos meus colegas ,só com uma pequena diferença , esta escrito Manuel Joaquim Leonardo assina vencido !! Éramos três ...
                  Por estes motivos não me sentia  com verdadeira coragem para ir a Sociedade Frigorifica de Peniche e ainda mais a Luís Correia Peixoto  pedir trabalho .
Passado mais de dois meses senti a necessidade e a coragem para  enfrentar para mim tão terrível situação.
                  E uma vez.,  bem cedo esperei e lancei o meu pedido ºº
                                 Senhor Luís Correia preciso de trabalho por umas semanas ...
                Luís Correia  com um sorriso como sempre,  disse para mim ªª
                                 Vai ter com o Rogério para te dar trabalho.

Continua

Manuel Joaquim Leonardo            26  11  2010
Peniche Vancouver Canada

Sem comentários:

Enviar um comentário