domingo, 5 de dezembro de 2010

Luis Correia 4

                                                                         Luís Correia Peixoto
         Parte 4



              Após duas semanas de  trabalho sem gosto do que estou a fazer , não me acostumo ao rangue
rangue em que nada aqui acontece  de anormal . vejo me a solta numa prisão    em que o tempo me custa a passar. 
              Das outras vezes que por aqui fazia alguns dias ou semanas tinha sempre em mente que  qualquer dia teria a chamada para regressar ao meu barco e voltar ao meu mar de que tanto sempre adorei.
              Agora a situação era diferente , estava numa situação ingrata em que a indefinição do meu trabalho não me satisfazia como anteriormente  pois nessas ocasiões era com alegria e competência que fazia qualquer trabalho que me destinavam .
Também todos me viam como um bom companheiro nas lides da fabrica e desde a Mestra , Mestre e mesmos todos os empregados do escritório me davam uma diferença no trato  pessoal quando comigo lidavam e ate mesmo o Sr. Luís Correia me parecia que me tratava de uma maneira diferente do que quando se dirigia aos demais trabalhadores
              Eu notava que o Sr. Luís Correia talvez abusasse na maneira muito altiva que quando tinha alguma descompostura a dar fosse a quem fosse o fazia para mim de uma maneira incorrecta , pois numa voz de comando e a frente de todos os trabalhadores ralhava a com a Mestra  Maria Luiza o Mestre Rogério assim  como o apontador Carlos Vicente mas note se nunca ouvi ralhar com um sequer trabalhador durante anos que ocasionalmente trabalhei na fabrica ..
              A mestra Maria Luiza também quando dava ordens ao pessoal a sua voz   era de uma maneira geral com gritos em demasia , escapavam o mestre Rogério e o Carlos Vicente que quando era preciso dar alguma ordem era sempre de uma maneira simpática
              Não quero dizer que a Senhora Maria Luiza fosse pessoa para tratar mal alguém , sempre a conheci assim boa pessoa que defendia sempre as suas subordinadas quando era preciso defende las e eu que o diga que bastantes vezes assisti a situa coes dessas
               Algumas das vezes cheguei lhe a dizer muito baixo e junto a ela ª
 De as suas ordens  em voz mais baixa porque falando de vagar todos nos ouvimos estejamos aonde estivermos na fabrica
               Ela ria se para mim e dizia me em voz  baixa  , não posso falar mais baixo ....

O Sr. Luís Correia hoje disse’me  .  Depois do almoço quando tiveres uma folga de trabalho vai ao meu escritório  que eu quero falar contigo .
              Fiquei um pouco intrigado mas foi com calma que esperei pela parte da tarde.
Pensei que ele me quisesse dar trabalho num dos seus barcos que também em alguns se ganhava bom dinheiro e eu queria era ir para o mar.
              Assim que o vi por ali dirigi me ao seu escritório e ele dentro de poucos minutos apareceu.

 Quero te oferecer um trabalho diferente na fabrica disse me


Não foi com gosto algum que ouvi esta  oferta de trabalho pois eu esperava trabalho sim mas fora da fabrica , no meu mar
            
 Luís Correia aguardou alguns minutos  para continuar pois eu fiquei calado e um pouco contrariado e por isso não lhe fiz nenhuma pergunta
           
  Estou te a oferecer outro trabalho e tu nem sequer me perguntas  qual poderá ser e sem me dar tempo a retorquir lhe disse de seguida
           
  Quero te dar um trabalho importante para mim e também para ti  . ...

Adiantei me e respondi sem o deixar concluir o que me tinha para dizer .
 Não , não quero o lugar de mestre na fabrica como já lhe disse tenho o meu barco a começar a fazer  e nunca aceitaria um trabalho em troca com o Rogério pois e uma coisa que nunca farei
               Com o tal risinho maroto de sastifacao que já me tinha acostumado a ver  disse me ºº
                Quem te disse que eu queria que fosses tirar o lugar ao Rogério ? por favor ouve me com atenção e depois diz me o achares que me deves dizer .
               Eu preciso de alguém que colabore comigo num novo projecto na fabrica ,
Quero um encarregado para o novo serviço   do mercado externo e penso que tu és a pessoa que me podes ajudar a organizar esse  serviço  o qual ficara a tua responsabilidade
               Como sabes nos muitas das vezes temos muitas qualidades de peixes que precisamos para exportar e ninguém sabe aonde e que ele esta .
                E isso que eu principalmente quero, que organizes  a tua maneira o que deves fazer para resolver essa situação Também se aceitares o trabalho não quero ver os montes de diversas qualidades de peixes que se estragam porque vocês espezinham e não o apanham que no final do ano chegam calculados a centenas de contos de
prejuízos.
                Se aceitares esses serviços terás um ordenado que penso que terás de pensar duas vezes se o aceitas ou não. , Como sempre com uma voz imperiosa disse me  ªº
                Amanha  penso que me darás um resposta ao que te disse agora .

 Estou    um pouco confuso , mas  poderá ele amanha ter a certeza que lhe direi  o que eu penso  acerca desta proposta .


                  Não quis dirigi me  logo de manha ao ao Sr. Luís Correia e ele por sua vez também nada me disse  e foi já pela tarde adiante que me resolvi a ir falar com ele ao seu escritório .

Pensei demoradamente na oferta que o Sr. me fez ,disse lhe  estou pronto a dizer’ lhe  que aceito a sua  oferta e o trabalho que pensa que posso desempenhar mas para o aceitar imponho algumas condicoes ..... que teem de ser aceites  para chegarmos a um acordo .
              Luís Correia olhando para mim  de uma maneira serena  disse me  ...        

Diz me quais são as tuas condicoes ?

Em primeiro lugar aceito as condicoes mas declaro que quando o meu barco estiver pronto para a sua faina eu despeço  me  e vou governar o meu barco .
              Segundo e muito importante para mim , quando o Sr. tiver algo para conversar comigo a cerca do trabalho exercido por mim na fabrica  que me chame ao seu escritório e  diga  me o que entender dever  dizer . Nunca aceitarei   qualquer descompostura ou recriminação a frente dos meus companheiros de trabalho . como o Sr. Luís Correia  Infelizmente tem o costume de fazer aos seus encarregados .

               Terceiro nunca ficarei em nenhuma altura a fazer o trabalho que o Mestre Rogério  executa e bem , agora  .
               Quarto  . Não quero ter a meu cargo,  pessoal feminino as minhas ordens que só poderei exercer  , temporariamente por curto espaço de tempo em emergência justificada .

               Quinto  Que nenhum meu trabalhador seja dispensado ou despedido sem meu conhecimento prévio .
                Se o Sr. Luís Correia quiser eu entrego lhe este papel que lhe estou a ler com estas condicoes  para que sempre sejam confirmadas .
               

               Manuel  nunca esperava outras condicoes que não fossem feitas a tua maneira que ate concordo . mas agora também vou impor algumas condicoes   para o bom  funcionamento e redução de custos de energia 


Acerca da tua ida para governares o teu barco ainda falta muito tempo mais de dois anos e nessa altura iras fazer o que será melhor para ti que eu continuo a pensar que será  melhor arranjares Mestre para a tua embarcação  e ficares na fabrica com o serviço que iras começar agora

Segundo    Cada minuto a mais que as portas das câmaras estiverem abertas sem ser necessário ao fim do dia contam algumas horas a mais que as maquinas terão que trabalhar  para recuperarem o frio que se perde  . Este e um ponto importante que precisa ser resolvido.da melhor maneira .

Terceiro     Como sabes  muitas das vezes há espécies de diversos pescados que derivado a sua ma disposição nas diversas câmaras  não se encontram  disponíveis para os embarques . este e um dos graves assuntos que eu queria que resolvesses mais a contento

Quarto   Quando espreito para as câmaras  vejo que se encontra muito peixe no chão que depois e pizado e que vai acabar na tulha  como eu costumo ver .
. E muito dinheiro estragado nesta situação  que eu gostava que fizesses alguma coisa .

Portanto ficamos de acordo  mas vou te falar em dinheiro para ti ,   que tu  não te lembra s te  ,
vamos pagar como teu salário mensal.......
$$$$$$$.......

Fiquei surpreendido mas muitíssimo  contente  ......

Continua

Manuel Joaquim Leonardo
Peniche Vancouver Canada         5 de Dezembro de 2010

Salvem o Hospital de Peniche, Salvem o Porto de Pesca Reparem a ETAR , Salvem o Baleal , Salvem Peniche e Sereis Salvos

Sem comentários:

Enviar um comentário