quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

                                                                Luís Correia
                                                                       8

                Já estava na fabrica havia  cerca de ano e meio   quando pensei que seria interessante   fazermos um almoço de confraternizacao para os empregados e entidades patronais  e se possível organizar um torneio relâmpago de futebol entre as diversas fabricas de Peniche   nesse mesmo dia  .
               Um dia enchi me de coragem  e apresentei a minha ideia ao Sr. Luís Correia  .
 Luís Correia levou uns minutos a pensar e finalmente disse me .
_ Manuel isso leva muito tempo a organizar e francamente eu não vejo como se pode fazer , nunca esteve na minha ideia realizar um encontro de confraternizacao e ainda mais um almoço para o pessoal .
               Respondi lhe que se os patrões quisessem patrocinar esse encontro eu dai a dois dias entregava lhe  um rascunho como tinha idealizado a sua realização  e se achassem viável , eu trataria dos pormenores .   Disse lhe que não era preciso eu perder nenhum dia  e que trataria de todos os contactos necessários para que tudo pensado se tornasse  realidade .
               Disse lhe que se tudo corresse bem que se poderia dar seguimento para nos anos seguintes continuar com esta confartenizacao .
                O meu projecto seria pedir emprestadas ao Peniche e a outras equipas amadoras que existiam na altura  alguns equipamentos para esse dia mas o Sr. Luís Correia um dia apresentou um equipamento novo que trouxe parece de Lisboa  assim como botas .
Nunca soube verdadeiramente se eram mesmo novos mas podia a creditar que sim pois eles de facto pareciam mesmo que tinham vindo da fabrica .
                Disse  lhe que a caldeirada poderia ser  feita na fabrica e o almoço também poderia ser servido numa área da fabrica  mas o Sr. Luís Correia disse que ele tratava disso tudo  e de facto assim foi .
                 O almoço foi servido num armazém na área do Alto do  Vilas  que tinha sido um armazém de redes e ultimamente uma igreja protestante , tudo isto no antigo prédio do Sr. Afra se estou bem certo  .
                  No fim do almoço em que participaram muitos membros do serviço de escritório tendo como representante da fabrica o Sr Cortez que era chefe da contabilidade   e uma grande maioria dos empregados da Sociedade Frigorifica de Peniche , o Sr Luís Correia foi nesse dia para uma das suas famosas cacadas a que  ele não perdia uma  .
                  No fim do almoço pedi uns minutos de silencio  e em nome dos trabalhadores , dirigi  me ao Sr. Cortez que representava o patronato  , fiz uma pequena palestra  em que  tentei fazer notar que manifestacoes e convivencias desta natureza fortaleciam mais o elo da Amizade e respeito  entre trabalhadores e patronato , que seriam manifestacoes  que se  deveria fomentar a  continuação desta Fraternidade e a Alegria em estarmos todos juntos nesta comunhão de bens .
                     Quando acabei a minha pequena acervacao de comentários  perguntei ao Sr. Cortez se em nome dos nossos patrões nos quereria dizer alguma palavra .
 O Sr. Cortez levantando se disse para todos os ouvintes dirigindo se a mim
                       Manuel  tudo o que deveria dizer em nome da entidade patronal  já o Manuel aqui o disse . Tenho que agradecer as suas palavras  ,  mas  parece me que não há , já nada para eu poder acrescentar !!.

                       Esta bonita jornada de Confraternizacao ficou ensombrada pelo motivo do José Menino que fazia parte da equipa de futebol da Fabrica da Congelação  ter partido uma perna  durante um dos desafios de futebol  que nesse dia jogamos
                       Tenho a anotar que durante  a minha estadia como encarregado do mercado externo  na Sociedade Frigorifica de Peniche parece me que convenci o Sr. Luís Correia  a dar um pequeno aumento salarial aos meus camaradas  não tendo eu beneficiado com esse aumento porque recebia e muito bem o meu ordenado mensal , assim como melhores condicoes de trabalho que foram beneficiar  todo o sector laboral da Fabrica .
                        Historias de Peniche que decerto poucos de vos  não tinham conhecimento mas que mostraram o carácter desse grande Homem que se chamou Luís Correia  Gonzaga Peixoto

P.S.

Parece me que ainda se podem recordar de algumas partes desta já tão longa historia de Peniche os Srs Fernando da Mata ,José Maria da Cruz  e ainda uma senhora  que agora não lembro do seu nome ,esposa do Sr. Gonçalves que trabalhavam nos escritórios


 Salvem o porto de pesca lúdica e turismo ,Salvem o Hospital dêem lhe coval decente no cemitério de Peniche , Raparem a ETAR ,Salvem nos das areias poluídas do Fosso das Muralhas ,  Salvem o Baleal , Salvem Peniche e Sereis Salvos

Sem comentários:

Enviar um comentário