sábado, 19 de fevereiro de 2011

Jose Nicolau

                                                             José Nicolau

                                                                       2

                     Perdi de vista  o José Nicolau pois entretanto fui para a Escola de Pesca em Lisboa , viagem a pesca do  bacalhau e finalmente regressei as lides do mar em Peniche .
                     Desde o acarretar o peixe as costas com agua ate ao pescoço ou mesmo com a cabeça de baixo de agua quando caia nos fundos profundos do Portinho do Meio  voltei a ver e contactar com o  José Nicolau já nessa altura como  comerciante de pescado de Peniche .
                     Soube que tinha casado com a Gloria ,  amor esse que parece que foi a primeira vista embora o desdém que lhe votou a sua chegada , certamente foi mais uma forca de vontade em conquistar aquela rapariga franzina que nem sequer lhe tinha retribuído a sua saudação e  assim se tinha concretizado a profecia  que a sua chegada o seu Amigo lhe tinha  predestinado   .... Uma boa Mulher para ti .
                     E foi já quando comecei a andar nas traineiras que o contacto entre nos dois  se começou a desenvolver e comecamos a criar uma amizade que se perlongou ate ao fim da sua vida .
Eu apreciava a sua maneira de como sabia levar a sardinha  a sua rede e a capacidade de saber fazer um bom negocio.
                     Na lota quando comprava o peixe  dava logo o primeiro chui , primeiro do que os outros compradores , por exemplo comprava 100 cabazes  e depois esperava  que os outros compradores fizessem as sua compras e dependendo a quantidade que o barco trouxesse  de cabazes de peixe voltava a comprar   uma quantidade de peixe que já vinham condicionados nos porões.cujo valor  já era muito inferior
                      Quando capturávamos grandes quantidades de pescado era sempre normal deixarmos dois ou três baileus de peixe para se necessário  fazer uma segunda venda o peixe se encontrar  com uma qualidade superior e vendermos com mais valor .
                      Pouco tempo depois de começarmos a descarga do peixe aparecia nos  o sr José Nicolau com duas ou três garrafas de vinho abafado e oferecia nos recomendando nos para lhe deixarmos um ou dois baileus  de peixe para quando chegasse novamente a ocasião de descarregarmos o peixe para ele  e nos mestre e camaradas cumplicentemente fazíamos lhe a vontade
                       Os anos  decorreram e só  encontrava o sr.José Nicolau quando ocasionalmente ia a lota e poucas vezes tinha ocasião de o encontrar mas sabia que os negócios iam de vento em popa para a família


                        Enquanto estive a servir o serviço militar no Quartel de Artilharia Pesada  N 1 em Sacavem  , eu  tinha oportunidade de sair todas as noites e pernoitar fora , pois era casado e davam essa licença aos soldados casados  mas tinha que me apresentar ao serviço  as 7 horas da manha  seguinte . Era fácil pedir uma boleia as camionetas que transportavam o pescado para Lisboa  e ate o Sul  de Portugal cujos motoristas nunca negavam aos soldados  uma boleia .
                          Eu ia de boleia ate a Ponte de Frielas quase a entrada de Lisboa  e depois atravessava a ponte e ia a pé ,  mais de duas horas  se entretanto não encontrasse alguém que  me transportasse ate Sacavem.
De noite era arriscadissimo e sempre a espera de uma ma ocasião que me levasse a ser atropelado por alguém que quase não tinha culpa nenhuma.
                           De tarde era fácil arranjar boleia ate a Ponte de Frielas e ai esperar novamente transporte para Peniche
                         Já andava eu havia quase um mês nestas andanças quando uma tardinha conheci um Sr. de seu nome Manuel Cerqueira  que esperava pelas traineiras para poder comprar pescado para a sua venda
Vendo  me vestido  com  a farda militar  perguntou me aonde eu estava a servir a tropa , respondi lhe que era na Pesada 1
                           Sorrindo  disse me , passo la todos os dias para vir para Peniche e regressar a casa aonde vivo em Moscavide e onde tenho um lugar de venda de peixe   fornecendo  peixe também para as varinas  la na praça e quando me sobeja pescado vou a Lisboa vender e levar varinas   para fazerem a sua venda em Lisboa  .
                           Contei lhe que eu também fazia esse trajecto quase todos os dias .E narrei lhe   a historia completa sem mais rodeios .
O Sr. Manuel Cerqueira continuando  a sua conversa disse me que já levava um rapaz que também servia a tropa em Sacavem mas se eu quisesse apertadinhos cabíamos la os três .
                            Desde logo ficou combinado que me apresentasse  na loja   do Cara Larga e esperasse la pela partida .
                       Na loja do Cara Larga !!!  , na loja do sr. José Nicolau  !!!
                                    
                                    Mas que grande  coincidencia   ! ! !

Manuel Joaquim Leonardo
Peniche Vancouver

Salvem o porto de pescas lúdicas e turísticas de Peniche ,Reparem a ETAR livrem nos das areias  contaminadas  do Fosso Das Muralhas  dêem um coval digno ao nosso Hospital no cemitério de Alcobaça Salvem o Baleal , Salvem Peniche e sereis Salvos

Sem comentários:

Enviar um comentário