terça-feira, 24 de maio de 2011

Ainda espreitando




    



                                        


                                                                      Ainda espreitando


      Há poucos meses divagando pela minha Terra fui encontrar um sinal indicativo de um estabelecimento comercial que me fez relembrar a luta por mim activada para que os pescadores de Peniche pudessem usufruir de um serviço em que poderiam ter alguns descontos nas mercearias, bebidas  e tudo o que poderia ser posto á venda nesse estabelecimento comercial cujo , era propriedade dos Pescadores de Peniche.
      Por casualidade esse sinal indicativo está quase camuflado com outro que posteriormente foi afixado na parede indicando o nome de uma também cooperativa de consumo que se encontra a funcionar nesse mesmo local mas que tem a sua sede noutra localidade do Pais .
      Á primeira vista e abordando o assunto referente a transformações que ciclicamente sucedem com o comercio em Peniche parece que foi mais um estabelecimento comercial que deu em falência  como ao longo dos anos tem acontecido a centenas deles na Aldeia , Vila ou Cidade de Peniche .
      Só que eu fui o Pai , a Mãe , e agora Avô que fiz dar á luz esse rebento que tantas lágrimas de dor , sofri para que esse filho querido pudesse ter nascido mas por ironia mais uma vez do meu Destino não me foi permitido usufruir como qualquer outro pescador dos seus serviços e bens de consumo " por ordens superiores de lá de baixo " .
     Tentei saber o porquê da falência da Cooperativa dos Pescadores de Peniche mas como sempre que pretendi saber de esta e outras falências  foi um silencio mortal , nunca me quiseram explicar os motivos porque quase todas foram a falência , como sempre houve somente  uma excepção.
 Das muitas das vezes que fui ao sindicato para tentar falar sobre o insucesso das diversas iniciativas  algumas delas iniciadas por mim mesmo cá fora na estranja nunca encontrei la ninguém que quisesse falar comigo acerca dos caminhos tortuosos da pesca em Portugal e muito particularmente em Peniche
      Como sou um Homem de muitas vivências vou - vos contar o que me sucedeu ver na ultima vez que tentei ser ouvido por alguém que tinha nas suas mãos  os poderes supremos de dirigir os destinos da pesca e Pescadores de Peniche .
       Tinha chegado a Peniche havia poucos dias  e fui ao Sindicato dos Pescadores  Quase a chegar a entrada  da porta que servia de entrada para a sala aonde éramos atendidos pela Rosa Caneiras pareceu- me ouvir um falar de alguém  que me pareceu ser homem.
        Dirigi - me á Rosinha e perguntei - lhe se estava alguém que eu pudesse conversar um pouco 
A  Rosa como sempre estava ocupada e levou uns minutos antes de me responder que não estava lá ninguém .
        Nesses poucos minutos que aguardei resposta já eu tinha dado uma olhadela ao meu redor e tinha visto ao lado esquerdo quando se entrava
em cima de uma secretaria ,mesa , um grande tacho  parecido com aqueles que se punha a caldeirada ao lume quando estávamos no mar ,três travessas grandes cheias de cascas de ameijoas  e três garrafas de vinho Casal Garcia  que me pareceram despejadas e no chão debaixo da mesa ou secretaria outra garrafa .
         Respondi á Rosa que mais uma vez tinha chegado atrasado alguns escassos  minutos .
A Rosa com um aspecto zangado ainda foi dizendo : Foram -se embora e nem ao menos limparam a mesa mas podem ficar descansados que não sou eu que vou limpar  ! .
Fiquei quase convencido que todos se tinham ido já embora  ....
Também por casualidade já sabia que a Cooperativa tinha fechado de banca rota , havia  uma semana  !!! .
Nunca mais tentei falar com eles acerca das pescas  e dos bons negócios que estavam a fazer .
Manuel Joaquim Leonardo
Peniche Vancouver Canada
P.S.
No Jornal de Peniche em line poderão ler a descrição completa como eu dei á luz a Cooperativa dos Pescadores de Peniche .
Um dia será publicada na íntrega aqui no blogue.
Salvem o porto de pescas lúdicas e turísticas de Peniche . Reparem a ETAR .Livrem-nos das areias contaminadas do Fosso das Muralhas  . Dêem um coval digno para descansar  ao nosso Hospital no cemitério de Alcobaca  . Salvem o Baleal Salvem Peniche e Sereis Salvos

Sem comentários:

Enviar um comentário