segunda-feira, 25 de julho de 2011

Estaleiro Naval de Peniche




 

Enquanto nao chega  uma dessas " Barcacas"
para ilustrar o escrito

                                                   Estaleiro Naval de Peniche
 
       E com um prazer imenso que me leva a escrever acerca da unica obra iniciada no depois 25 de Abril de 1974 que deu comeco a uma era que se chamava de nova abertura para todas as industrias  de Peniche e Portugal de Abril.
       Se digo e sublinho a unica iniciativa que  foi lancada e que gracas ao meu Deus , tendo um  comeco dificil de ser   aceite  perante os demais empresarios da construcao naval de Peniche conseguiu com a perseveranca dos seus idializadores  vencer uma batalha  que nao estando ganha a " Guerra  " que certamente tera’ de travar para a sua continuacao em prol dos seus trabalhadores e de Peniche , conseguiu transformar de uma maneira digna de registar toda a luta que tem travado para singrar numas aguas dificeis de navegar, a construcao naval....
       Tudo isto foi escrito na ja’ noite de Vancouver de 30 de Junho de 2011 apos ter lido  no
amigos-de-peniche.blogspot.com , a noticia , Peniche com o Indico a sulcar o Atlantico .
        Logo nessa noite lancei um apelo para poder usar uma das fotografias publicadas no
cabo –carvoeiro.blogspot.com e logo na manha seguinte recebi uma amavel autorizacao para publicar.
 Eu gostaria de poder escrever acerca do Estaleiro Naval de Peniche noticias  mais completas para assim  todos de nos ficarmos a saber como foi formado este estaleiro naval . Tentei de diversos modos obter mais informacoes concretas mas ate hoje nao me foi possivel poder escrever .algo de novo, penso que ainda um dia volto a tocar neste assunto que desde ja’ aplaudo .
Infelizmente nao posso concordar quando alguem escrevendo diz que tera’  futuro risonho esta  ate’ agora afortunada  coorporativa particular – e e’ aqui a minha falta de conhecimento da organica empresarial que ainda gostaria de poder saber  e compartilhar -.que ate ao momento conseguiu singrar .
        No meu ponto de vista  esta empresa particular tem obtidos alguns contratos  favoraveis a’ sua laboracao com os diversos paises das antigas Colonias da  Lusofonia porque estes nao estao dependentes de acordos europeus , internacionais  e assim podem escolher quais os parceiros para negociar , e e’ precisamente neste ponto fulclal que enquanto esses paises poderem  ter poder de compra ou renovar a sua frota o Estaleiro Naval de Peniche encontra – se numa situacao de primazia benefica  , para continuar  a singrar neste mar conturbado e mostrar  ja a sua grande tecnica e a especialidade dos seus trabalhadores .
         Depreciativamente ja ‘ pude ler infelizmente e ainda por cima anonimamente num blogue  local que o Estaleiro Naval de Peniche construiu estas “barcacas “ .....
Nao e’ novidadepara mim ler comentarios tao bem deliniados pois podera’ ser esse anonimo alguem que ja teve a possibilidade de ter feito parte de grandes negocios que o 25 de Abril propocionou mas que presentemente nada resta em Peniche ,excepto em mares nunca antes navegados , se poderao encontrar conchas douradas ainda restos de um poder sem honra  nem vergonha .
          Consigo enxergar com a minha vista ja gasta de tanta  labuta ingloria que o Estaleiro Naval de Peniche e’ um Filho bastardo que o posso comparar comigo proprio , que ate nem foi  benvindo em Peniche  e ate’ para espanto meu ,  na Alemanha nao foi tambem , bem recebido pois em artigo num jornal local os surfistas declaram que e uma pena  os Super Tubos estarem  tao mal acompanhados , com as fabricas , barulhos e Estaleiro Naval de Peniche .
          Foram quase completos pois para o retrato estar bem tirado falta la’ as imundas aguas do Rio de Sao  Domingos  !!! . Grande lapso de bom conhecimento do que escreveram ....
          Em tempos de vacas magras nem uns pequenos arrastoes , traineiras e pesca longinqua  ,  
- quem ainda se lembrara’ desta grandiosas embarcacoes que  eram o encanto e a riqueza , pobre , de Peniche ? - , havera’ para substituir  .
         Eu  queria ser mau adivinho  mas digam-me o que disserem eu mantenho que o futuro do Estaleiro Naval de Peniche se encontra condicionado a muitos  ses, se... se ...
Mas rapaziada , a Luta Continua  !!!  Continuem lutando como teem lutado ate’ aqui para que as aves de maus agoiros assim como eu ,nao vos continuem a importunar
Com luta se chegara a’ Victoria , e quer queiram,quer  nao, eu estarei sempre convosco.
P. S.
Forte apoio a’ vossa decisao nas negociacoes com o governo dos Acores , Ilha do Pico .
As maiores saudacoes e Felicidades  para vo’s do
Manuel Joaquim Leonardo
Peniche Vancouver Canada
Vancouver  19 de Julho de 2011

Ladainha de Peniche

Salvem o porto de pescas ludicas e turisticas de Peniche . Reparem a E.T.A.R. , Livrem – nos das areias contaminadas do Fosso do Baluarte . Deem um coval digno para descancar ao nosso Hospital no cemiterio de Alcobaca . Salvem o Baleal  Salvem Peniche e Sereis Salvos

S.O.S.

Ha mais de uma semana que tenho lutado com vagas alterosas para ver se a bonanca vinha e conseguia ilustrar com um desse navios este meu modesto escrito.
Tambem nao tenho rectificacao do portugues " brasileiro" no meu blogue. Resolvi postar este par de lulas que acompanhadas com uns caracolitos e umas fresquinhas farao as vossas delicias .

Sem comentários:

Enviar um comentário