quarta-feira, 28 de março de 2012

                                                                                                                              


                                             Noticias na imprensa Portuguesa
Varios jornais portugueses ja teem trazido a' " baila" - girica portuguesa aplicada antes do novo acordo Portugues -Brasileiro - e por mim aprendida nos distantes anos de 1941 na minha quarta classe com distincao em que" baila " significava, trazer a' conversa , assuntos que diariamente eram noticia meia escondida pois a P.I.D. E . sigla da policia internacional de defesa do estado era ja' a nossa sombra , e agora livremente a's vezes, com uma leviandade que comeca a bradar aos ceus e que sera' bom comecarmos a estudar cientificamente a maneira de administrarmos uma educacao adequada a quem exagera da profunda liberdade intelectual que em todo o Mundo se faz sentir.
E assim verifico que a actual e esclarecida imprensa portuguesa esta a lancar na ribalta da Politica Portuguesa o nome de Sua Excia o actual Ministro da Economia Portuguesa Dr. Vitor Gaspar com uma aureola ja equiparada a um dos mais ilustres economistas de Portugal o Professor Doutor Antonio de Oliveira Salazar .
Como modesto que sempre tenho sido durante a minha ja longinqua vida e tendo tido o meu Doutoramento na Universidade da Vida ,na minha modesta opiniao sugeria que nao se deve, nem tentar sequer , fazer uma aproximacao consultiva entre estas ilustres figuras Publicas pois recentemente fiz um estudo sobre as figuras politicas de Suas Excias o
Professor Doutor Antonio de Oliveira Salazar e O Dr. Alvaro Cunhal aquando ingratammente alguem pos em competicao na escolha do mais Ilustre Portugues Contemporaneo os nomes de Salazar contra Cunhal , HOMENS PARECIDOS MAS NADA IGUAIS.
Nessa compilacao que tomo a liberdade de publicar pode- se ver que o Doutor Antonio de Oliveira Salazar com os seus defeitos e virtudes como economista nunca precisou de ensinamentos de entidades embora brilhantemente conceituadas estrangeiras para governar durante os seus primeiros anos de governo com uma sabedoria que o tornou famoso em todo o Mundo como economista que foi .
Para terminar agradecia que se possivel me ajudassem a compilar dados pessoais , tecnicos , literarios , e governativos do Ilustrissimo Dr. Vitor Gaspar para que possa eu ainda fazer uma biografia actualizada .
Tenho feito bastantes buscas na internet mas ate ao momento sao pouco conclusivas
Com as mais respeitosas saudacoes sou o
Manuel Joaquim Leonardo 28/3/2012
Peniche Vancouver Canada manueldepeniche@shaw.ca fielamigodepeniche.blogspot.com




               O Sr. Professor Doutor António de Oliveira Salazar nasceu no dia 27 de Abril de 1889.
Veio ao Mundo de complecção fraca – nasceu fora do tempo – e quando seus pais Antonio Oliveira de 50 e sua mãe Maria do Resgate com 45 anos na altura não esperavam conceber mais filhos pois já tinham quatro filhas ,Marta de oito anos Elisa, Maria Leopoldina e laura , nasceu o menino que lhe puseram o nome de Antonio de Oliveira Salazar .
É interessante verificar que foi o apelido Salazar por parte do Avô materno que ficaria como sobrenome pessoal do menino.
Filho de gente pobre segundo consta , nunca passou necessidades . não era verdadeiramente pobre mas muito remediada .
Nasceu junto a uma estrada por onde passavam dia e noite os almocreves com as bestas de carga . Quando nasceu Maria leopoldina o casal Antonio Oliveira e Maria do Resgate transformaram parte da casa em hospedaria e taberna mas António continuou como feitor da casa agrícola dos Perestrelos e Maria do Resgate com mão autera tomava conta do negócio .
António Oliveira já era nesta ocasião intermediário na venda de terrenos em Santa Comba Dão.
Sempre muito franzino Salazar era tímido e acanhado , brincava sòmente com as suas irmãs e como não havia escola na localidade,particularmente com um funcionário da Camara de Santa Comba Dão aprendeu a contar ler e escrever .
Era já muito inteligente e esperto para contas e letras. Seus pais queriam que seu filho seguisse nos estudos e sua mãe não queria que fosse para o Liceu de Viseu pois não estava acostumado a estar em companhia de rapazes e sua mãe pensava que serviria de chacota aos outros rapazes .
Decidiram que o seu destino de estudar seria no Seminário . O jovem do Vimieiro já bem apossoado ,apenas traido pelos lábios finos e voz de falsete , em 1914 finalizou o curso com 19 valores .os sectores católicos mais reacionários enalteciam o saber e o prestigio do lente que ganhando dinheiro como jurisconsultor , trabalhava para poder finalizar o seu Doutoramento.
Pouco depois de se Doutorar Salazar acompanhou os seus Amigos Manuel Cerejeira , já formado em letras e Cabral Moncada numa viagem a França . Moncada não foi capaz de seguir viagem perdendo-se com a folia .Salazar foge como o diabo da cruz e parte para Liège para participar num encontro católico .
Manuel Cerejeira vai para Lourdes .
Salazar aprimorou-se com os hábitos e era vê-lo de bengala com castão de prata com frequência no Avenida . O corte dos seus fatos eram do famoso alfaiate Damião , de Coimbra .
Salazar não fazia nada para encobrir a sua paixão pela talvez Mulher da sua vida .
De seu nome de familia Perestrelo, a jovem filha do patrão do pai de Salazar foi sempre contrariada por seu pai pois não concordava que sua fillha fosse casar com o filho do seu caseiro .
De Salazar sòmente se conhece um desaire político :
Só teve um percalço , foi quando foi suspenso temporáriamente da docência por suspeita de activismo monarquico
Como praia de férias escolheu a praia da Figueira da Foz aonde tinha casa alugada á época .
Em 1930 o doutrinador católico Salazar ,ocupa já a Pasta das Finanças .
Tinha tomado o cargo em 1926 mas demitiu-se , nada satisfeito , cinco dias depois e regressou a Coimbra Dois anos depois deixou-se convencer por lisboa . O País estava de rastos e era preciso alguem para pôr as Finanças Públicas em ordem .
Uma tarde tropeçou na carpete do Gabinete , estatelou-se no chão partindo uma perna e da qual teve uma convalescência prolongada .
Mesmo na cama trabalhou no Orçamento e todo o Conselho de Ministros o visitaram no leito do hospital.
O Chefe de Estado ,General Carmona tambem esteve reunido á volta da sua cama .
Salazar tomou posse como Presidente do Conselho em 11 de Abril de 1933
Faleceu devido a uma queda de uma cadeira em 27 de julho de 1970
28 de Abril de 1889 --- 27 de Julho de 1970
P. S.
Dados pessoais entre mim e o Professor Doutor Antonio de Oliveira Salazar :
Em 1937 quando eu tinha então 8 anos de idade já de noite bateram á porta da casa onde nós moravamos .
Meu cunhado disse-me para eu ver quem era . Nessa altura estava o meu cunhado a acabar de finalizar os acabamentos de uns sapatos novos que ele fabricava e eu ainda com as mãos sujas da especie de cola que meu cunhado inventou fui abrir a porta
Fiquei algo surpreendido de ver uns srs muito bem vestidos que me preguntaram se o Sr. Alfredo Domingos se encontrava em casa .
Gritei para dentro, Padrinho estão aqui uns Srs a perguntar por si .
Manda-os entrar , disse-me e acedi a entrada . Sem maldade nenhuma naquela idade ainda não conhecia a maldade , conduzi-os ao quarto em que meu cunhado fazia a sua oficina .
Meu cunhado ao ver pessoas que desconhecia levantou-se surpreendido e perguntou quase gaguejando : Quem são os srs, ?
Amavelmente disseram-lhe , não se incomode que vimos por bem
Pareceu-me que o meu cunhado não estava muito tranquilo e aqueles srs pediram-me se fazia o favor de eu me retirar.
Sai do quarto e veio-me a á lembrança uma conversa que tinha tido com o Sr. José Pina nosso visinho da frente na qual ele tinha dito que havia uma policia que entrava na casa das pessoas e as levava presas sem as pessoas terem feito coisa má alguma Fiquei em cuidados e aguardei o mais serenamente o que se iria passar.
Talvez cerca de uma hora depois vi os três sairem do quarto e reparei que o meu cunhado estva mais ou menos satisfeito , eu já o conhecia quando as coisas lhe estavam a correr de vento em popa Acompanhamos os srs á porta e na despedida um deles passou com a mão pela minha cabeça num gesto amavel .
Passados alguns minutos o meu Cunhado que me abituei a chamar Padrinho olhou para mim e disse-me com uma voz admirada : estes srs estão malucos . Como não estava habituado a fazer perguntas que achava que não devia fazer ,continuei quêdo e mudo.
Passados uns dias comecei a reparar que o retrato do Professor Doutor António de Oliveira Salazar que nunca tinha visto em casa , ficava em cima do movel da casa de jantar sem que alguem o retirasse. Eu parecia-me que o meu cunhado não engraçava muito com aquele sr. por isso a minha admiração
Talvez um mês depois numa conversa que minha madrinha me propôs , sêr intima que nunca contasse , mesmo ao sr Pina o que ela me ia dizer.
E começou : Lembras-te daqueles srs que vieram cá a casa falar com o padrinho? .Eram pessoas mandadas pelo Professor Doutor Oliveira Salazar .
Querem que ele como é muito parecido com o Doutor Oliveira Salazar que vá ás vezes fingir que é ele , ás manifestações mas o padrinho não quer fazer de Salazar !
Fiqei muito confuso e sei que o meu Padrinho não foi
Dois anos depois abordaram novamente o meu padrinho mas ele voltou a recusar.
Muitos anos passaram e eu comecei a vêr que o meu Padrinho que quando saía ia sempre de fato parecia mesmo o Salazar, a cara , o corpo e tudo e agora até fiquei a saber que o meu padrinho era mesmo de perto de Santa Comba Dão .
--------------
Naquele tempo tinha um cunhado de nome Antonio dos Santos .
Era uma pessoa bondosa de que todos nós familiares e Amigos gostavamos e que infelizmente tinha umas crises nervosas que eram a infelicidade de todos nós
Ás vezes dava-lhe na cabeça de amarinhar pelas paredes exteriores da Fortaleza e a guarda ja tinha ordem e eram avisadas que de um momento para o outro lhes poderia aparecer aos seus olhos uma cabeça que sorrindo lhes dizia : O lá bom dia !
Desta vez já fazia muitos meses que andava doente e parecia que as melhoras não chegavam.
Como não fazia mal a ninguem as autoridades não o queriam internar numa casa de saude aonde podesse ser tratado.
Pedi ao chefe da Policia que arranjasse um protesto para que meu cunhado fosse levado para tratamento e nada. Pedi ao Presidente da Câmara que me disse tambem nada poder fazer .
Fui a Lisboa apelar a alguns Amigos que fizessem uma intervenção a favôr do meu cunhado . Mais um mês se passou e nada de novo, e foi então que escrevi uma carta dirigida ao Sr. Professor Doutor António de Oliveira Salazar .
Não recebi resposta mas duas semanas depois o meu cunhado partiu para um longo tratamento do qual durante muitos anos conseguiu fazer uma vida normal para felicidade de todos nós .
Manuel Joaquim Leonardo
Vancouver B.C. Canada 1 de Março de 2007

Sem comentários:

Enviar um comentário