sexta-feira, 8 de junho de 2012

                                                      Hospitais rolantes
         As celebrações do Dia do Pescador , 3 de Junho de 2012  estavam a terminar pois António Severino  fadista convidado para actuar nesta  celebração que já se torna rotineira todos os anos no Largo da Ribeira Velha já tinha anunciado que ia terminar a sua actuação , quando nas costas da diminuta assistência se levantou um burburinho e vozes altas chamavam a atenção para algo de mal que se estava a passar.
        Levantei me da cadeira e em passos apressados  aproximei me do local aonde cerca de 20  ,30 pessoas se debruçavam para alguém que estava caído no chão .
Ao ver que a pessoa sangrava de uma ferida na cabeça e estando inanimado indaguei  o que se tinha passado , enquanto pedia conjuntamente com outros assistentes , às pessoas  próximas do corpo que  se afastassem para haver circulação de ar fresco .
A vitima era um homem de estatura franzina que continuava , a meu ver inanimado pois de olhos fechados não dava sinais vitais  de vida .
          Fiquei a saber que estava na parte superior do molhe , próximo da assistência que assistia ao espectáculo e talvez por causa de insolação demasiada desmaiou  caindo  desamparadamente de uma altura de pouco mais de um metro. Algumas pessoas já tinham pedido auxilio mas como a ligação foi possivelmente para  a central do 112 e não directamente para os bombeiros demorou , primeiro que os Bombeiros de Peniche chegassem ao local e só muito mais tarde chegou o Hospital rolante   d o socorro a vida ´
         Enquanto esperavam por mais socorro os abnegados bombeiros de Peniche já tinham meticulosamente montado  os diversos cintos de amovibilidade a’ vitima
para que quando o hospital rolante  chegasse já estar preparado para ser levado para  Hospital  Central , Caldas ou Lisboa  .
          Como o acidentado com a chegada do  Hospital rolante , entretanto e ainda no chão já tinha dado sinais de vida ,foi levado para a ambulância dos bombeiros de Peniche  e ai tratado  ,  recuperando aguardou mais de quinze minutos segundo indicação de testemunha ocular  para ser levado para o hospital de Peniche ?. Para fazer algumas radiografias cranianas . ?
             Como tinha comigo uma maquina nova de fotografar aproveitei para tirar algumas fotografias a´ ambulância dos bombeiros de Peniche e ao Hospital ambulante assim como ao corpo do acidentado depois do belíssimo trabalho dos nossos bombeiros  para assim poder testemunhar o seu para mim magnifico trabalho , quando fui abordado por um jovem membro da Policia Marítima que amavelmente me perguntou se eu tinha tirado algumas fotografias ao corpo do acidentado .  Respondi-lhe que de facto tinha tirado algumas fotografias .
           O Senhor Agente da autoridade , fazendo-me ver que era contra a lei tirar fotografias sem autorização do próprio pediu-me se na sua presença eu retirava as ditas fotografias e inutilizavas  ou teria que levar a maquina para serem retiradas por um técnico. Fiz lhe  ver que  não conhecia bem a maquina e tinha medo de inutilizar outras fotografias que tinha tirado e pedi-lhe se ele próprio era capaz de fazer o favor de as retirar  caso estivesse habilitado e conhecia as tecnologias actualizadas a todos os momentos  .Mais uma vez  mostrando –me uma educação moderna  de recursos humanos  retirou as fotografias que eu julgando não haver mal ao mundo em as tirar transgredi com a lei em que os jornais e televisões  publicam impudicamente  a todas as horas . Se tivesse ficado com elas poder-se ia  verificar que eu tive sempre o cuidado em tirar sem nunca ser vista a face do acidentado mas sim os vários aspectos de como eram administrados os socorros .
         Tive ate o apoio de alguns populares que tentaram intervir com as suas  observações para que fossem evitadas as suas destruições  e um deles fez-me rir de gosto quando muito seriamente me disse sarcasticamente :
        Destra vez o “ papparoty  ? “não teve a agilidade de fugir de moto com as fotografias a’ policia  ….
Manuel Joaquim Leonardo
Peniche Vancouver Canada
 2012-06-09

Sem comentários:

Enviar um comentário