quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

                                                                               
                                           

                                                 25 de Abril de 1974


PortugalClub                                          25 de Janeiro de 2013 “

Presidente Casimiro                                       
                                                                    Haverá   alguma  diferencia  ?
Ao Rui dos Santos
Luanda , Angola

                                                                        Eis a minha opinião

                       Para mim ,desculpem-me é um assunto que não gosto muito de desenvolver pela maneira controversa cheia de calor que costuma gerar  mas de vez em quando penso que também tenho uma palavra a dizer para que todos que teem acesso aos meus desabafos de alma amargurada possam saber a minha modesta opinião.
Ela aqui vai :
                       Tenho duvidas de classificar o 25 de Abril de  " Um golpe de Estado " senão vejamos 
A situação estava deteriorada  em todas as parcelas do nosso Território ,a corrupção campeava em tudo que era serviços, o chefe fazia pouco de todos, o subchefe fazia pouco de todos os seus subordinados menos do seu chefe , e cada qual fazia pouco do seu colega inferior até que chegava aquele que já não tinham alguém para seguir esta nobre linhagem  e não fazia pouco de alguém. .As empresas  camufladas somente com a censura que encobria tudo o que de menos bom existia.
A Justiça falida há muitas décadas pois só havia Justiça contra o Povo e seu semelhante  pois os magnatas e todos que estavam encostados ao chapéu da Situação  é que eram abrangidos  " por motivos de segurança do Estado mande-se arquivar o processo "
                        A   Armada  e o Exército também de há muito que estavam envolvidos pela teia de conveniências pois aquele que tentasse furar a barreira era dado como comunista como " agitador e condutor de massas " e assim via a sua carreira militar ultrapassada pelos colaboracionistas sem escrúpulos que campeavam na altura .
                         Continuando o porquê do levantamento do 25 de Abril de 1974 eu continuo dizendo o que levou ao levantamento no dia 25 de Abril de 1974 :
                         O sistema estava podre e era ver como oficiais superiores e subalternos formados na Escola do Exercito faziam duas e três comissões de serviço
em Angola e Moçambique  ,na chamada guerra colonial ,oficiais que foram muitos deles os primeiros negociantes de droga pois traziam nos seus baús  a chamada droga leve ,negócio que dava e infelizmente continua a dar,.alguns mesmo traziam coisa mais pesada e esplendente .
Oficiais que se mantinham fora das zonas de combate salvo raras excepções .ou mesmo nem lá  foram , invocando artimanhas  possíveis e imaginárias para não irem para a mata.  o que fazia levantar os protesto dos sargentos e oficiais milicianos  que tinham de sofrer os horrores da guerra e as suas consequências dramáticas físicas e psicológicas e muitas das vezes as suas vidas., exigiam a mesma paridade com os outro oficiais  Estes membros do Exercito levantaram as suas vozes  e forçaram as autoridades de Lisboa e até  certos oficiais da Escola do Exercito a modificarem as suas  atitudes pois estes não queriam fazer o que de facto diziam  acreditar , a nobre causa  da defesa da nossa Pátria que até ali nunca quiseram defender
                           E assim a contestação aumentou , o que proporcionou que certas forças nas nossas colónias se organizassem na  indisciplina  e começassem a impor a solução para a independência  como solução do problema
.
Incriminar somente estas forças reaccionárias  como as causadoras  do descalabro do Império  é  fazer uma analise     errada e maliciosa  pois as causas fundamentais estiveram sempre da não livre passagem dos portugueses para as nossas    Colónias Ultramarinas .  Só para dar um exemplo na primeira pessoa : 
Em 1950 já casado e com um filhito,  depois de estar mais de seis meses sem apanhar peixe para mitigar a fome assim como milhares de pescadores que sentimos a fome , e , nossas Famílias fui servir , não muito honrosamente pois apanhei três mese de detenção dentro do quartel  da Escola Pratica de Artilharia  por ter sido encontrado a ler um romance  “ comunista “ da Livraria de Vendas Novas, enquanto o Sr. Sargento Necas estava  leccionando a formação da Escola de Cabos .                                                                                                               Se não fora a Humanidade do meu comandante Coronel Arnaldo José de Matos ,assim como do, Segundo Comandante Major Calado, do meu Comandante de Bateria Capitão Ferreira e do meu Primeiro Sargento Ferreira teria ido a lombar com o barril muitos anos no  Forte  de Elvas e  ainda pior depois sairia da prisão militar e iria cumprir a pena que o meu Governo civil, quero dizer Estado me iria contemplar com cama , mesa e roupa lavada nas masmorras da PIDE .
 Ainda se me deixassem ,gostaria de contar esta história que faz parte da Historia da minha vida.
                             Depois de cumprir quase dezoito meses de Tropa e quando já me preparava para sair meti um requerimento para eu e minha Família emigrarmos  para Angola ou Moçambique .
No formulário que preenchi declarei a pedido dos regulamentos que não tinha alguém que se responsabilizasse por mim  nem me pagasse as passagens .
                             Quando meti os papeis o meu Primeiro Sargento disse-me  : Não queiras ir para lá , aquilo é uma autentica coutada ninguém te quer lá ,só vais criar problemas a eles, tu achas que os pretos são pessoas como tu . Mas eu quero ir para lá disse-lhe eu  ! Mas não me deixaram .
Centenas de milhares como eu quisemos mudar de vida ,tentar  manhãs com auroras luminosas, engrandecendo a continuação da nossa Pátria.
Ninguém nos ouviu. e por tudo isto o povo não fez nenhuma revolução somente tentou ajudar a fazer cair um Estado que havia muitos anos gostaria que tivesse tido  Mudança

,  com os meus cumprimentos sou o 
Manuel Joaquim Leonardo            Manuel de Peniche
anada
  Vancouver B.C.        5 /11/06
 Canada

Sem comentários:

Enviar um comentário