segunda-feira, 8 de abril de 2013

O fogareiro de Petroleo



                                                                              



                                                                    Eu lembro-me
             
          Naquela noite de vendaval  tremendo que assolava Peniche o meu vizinho Cabeças  estava atarefado na preparação do  jantar da Família . Eu tinha chegado havia pouco e depois de dois dedos de conversa comecei a ajudar na preparação do jantar , peixe com batatas cozidas com duas cebolas .
Depois de tudo preparado o meu vizinho preparou-se para acender o fogareiro de petróleo e poucos minutos depois já a panela estava ao lume.
          O velhote fogareiro já' com umas centenas  de coseduras muito duplicadas tinha a pele do  " junce" -peca de coiro  afixada na ponta da haste do veio que num movimento de bombagem por compressão fazia  a entrada do ar e petróleo que se  volatilizava na cabeça  do fogareiro incendiada com um fósforo .
          E eu olhava entusiasmado  quando meu vizinho ao dar a’ bomba ao fogareiro este parecia um andarilho com as suas pernas desengonçadas  fazendo a panela dançar  e como o ar fugia constantemente  lá’ ia ele   bombar , ate’ que zás , trás catrapa’s  a panela  com uma perna deslocada  do fogareiro tombou para o chão de cimento da cozinha  , . Muito calmamente o meu vizinho Cabeças  começou a juntar as batatas e o peixe lavados com agua  para dentro da panela e com ajuda de dois tijolos 15 minutos depois já estávamos a comer um jantar que nunca mais esquecemos durante as nossas vidas .
Ele já não esta’ cá’ infelizmente  mas Eu Lembro -me do Fogareiro a Petróleo

Sem comentários:

Enviar um comentário