quarta-feira, 8 de maio de 2013


 Com a devida ve'nia
                                      Bombeiros e equipa da VMER fazem parto em casa.


Segundo noticia do Jornal das Caldas do dia 3 de Abril de 2013 uma gravida de 40 semanas de gestação deu a' luz em casa, num parto realizado em conjunto pela equipa medica da VMER das Caldas da Rainha e pelos bombeiros de Óbidos que tinham sido chamados a's Gaeiras para levar a mulher para o hospital para ter o seu segundo filho .
Eram 4h34 da madrugada da passada sexta feira quando o quartel dos Bombeiros de Óbidos recebeu a chamada para efectuar o transporte de Ana Sofia Reis de 34 anos que estava com contracoes de cinco em cinco minutos
" O operador de telecomunicacoes alertou-nos de que seria uma situação de excecao pois não acontece com regularidade em ambiente pre' hospitalar e tínhamos a indicação de que íamos ter o apoio da equipa medica do inem das Caldas e pelo caminho eu e o meu colega fomos a conversar para tentar idealizar a situação e rever procedimentos . Foi muito ra'pido desde a chamada ate' ao local , demoramos sete minutos . na casa encontramos uma calma agradável " . contou o bombeiro Álvaro Almeida .
O colega Óscar Miguel confessou que "inicialmente estávamos um pouco nervosos mas as coisas começaram a fluir e ficamos com um sentimento de alegria como os pais . que não da' para esquecer " .
A medica Joana Louro relatou que " o bebe' ja' estava em período expulsivo quando chegamos ao local e correu tudo dentro da normalidade , mãe e filho ficaram bem e foi muito emocionante "
" Optamos por fazer o parto no local e não correr o risco de o fazer na ambulância " , justificou , apontando que apesar de não ter formação de obstetrícia não foi necessário recorrer ao livro de emergências obstetricas , um manual que acompanha a viatura medica . Em menos de quinze minutos o parto foi efectuado ,foi o enfermeiro Eddy Dias quem cortou o cordão umbilical e manifestou ainda uma maior alegria ao saber que por coincidencia , estava previsto a criança ter um nome foneticamente semelhante ao seu.
P. S. ( sem politica)
Gostaria de ter posto para a posterioridade no fielamigodepeniche.blogspot.com as fotografias de estes prestimosos participantes mas como ainda estou um pouco atrasado na aprendiz agem gráfica so' apresento como posso e ate' a's vezes como me deixam .
******
                                                  *  *
                                                    *
Nuns tempos de crise passados ha' muitas eras , Peniche chegou a ter três Maternidades ao serviço da zona do Oeste Centro litoral do Pais .

Nos tempos de poupança actuais na minha opinião e' um esbanjar de dinheiro , serem precisas quatro pessoas para assistirem a um parto e aqui lanço como sempre ,uma ideia luminosa , basta um bombeiro condutor ,com um livro de emergências obstetricas para fazer dar a' luz as nossas meninas e meninos, no meu tempo nem foi preciso o livro . a minha Parteira do Povo não sabia ler !!!


                                                   
                                    
                                               
  Com a devida vénia                   CURIOSIDADES

             No dia 17 de Abril de 2013 publicamos aqui no blogue esta linda fotografia para ilustrar o meu escrito  " O meu Amigo Americano " .
Com grande  curiosidade  li publicado em alguns blogues da nossa praça  ,"Caldeirada Penicheira " ,  " Peniche Terra de Mar e Sol "que no dia 6 de Maio de 2013  um grupo denominado "Amilcar Jaguar de France " com um total de 34 viaturas da " velha guarda " vieram da Franca para almoçarem em Peniche e seguirem para Cascais aonde permaneceram alguns dias .
  Simples coincidencia ? de qualquer maneira :
                 " Amílcar Jaguar de France " ******
                            Bem Vindos a Peniche
                                            Voltem todos os Anos

Manuel Joaquim Leonardo
Peniche Vancouver Canada        fielamigodepeniche.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário