segunda-feira, 24 de junho de 2013








 


1- photo
             


   2- photo  Cortesia    Cabo Carvoeiro
                                                                                                                  

                                                                                                                        







                                                                           


                                                                  Wave  Roller


 Ora vivam Amigos !!!

            As minhas primeiras palavras vão para todos vos' Amigos  que embora sentindo a minha ausência  todos os dias vêem ate' aqui para verem se as marés vivas trazem consigo não só' os cheirinhos das maresias  assim como algum peixinho que fugindo ao seu cardume de apoio familiar se venha emalhar descuidadamente nas malhas do Fiel Amigo de Peniche
            Tento em agradecimento a' vossa fidelidade  trazer -vos  hoje noticias frescas das tecnologias de ponta na produção de energia eléctrica  que com as movimentações , quando suaves das suas onda ou com a agressividade de Neptuno conseguem mover cidades  com uma forca eléctrica limpa que  move também montanhas ........

            Por motivos alheios a' minha vontade , outras vontades se levantaram mais importantes ,  tive que fazer mais uma longa pausa sem que de modo algum tenha alterado o sentido de mais uma vez tentar fazer notar algumas anomalias que num futuro próximo  podem advir da situação exacta  aonde se encontra o Wave Roller agora talvez por enquanto submergido  ao Norte da praia da  Almagre ira’ mas sem localização  marítima exacta ,desconhecida por mim e penso eu por muitos habitantes da nossa Peniche .
           Ao tomar  conhecimento numa boa reportagem e numa magnifica panorama fotográfica publicada no blogue Cabo Carvoeiro , fiquei a saber que o Wave Roller esta novamente de molho para ajudar a fazer a continuação do Progresso económico de Peniche  mas ao mesmo tempo fiquei alarmado com a noticia de que  a nova central eléctrica  mudou ,segundo  a mesma reportagem um pouco mais para o Norte da sua primitiva posição …..Fiz uma pequena pausa e ouvi alguém que me dizia , mais uma coisa de velho maluco, o que tem agora a ver o Wave Roller?
            Sabem que eu por casualidade estava presente quando com pompa e circunstancia,  como do costume  foi anunciada a     vinda para a costa de Peniche mais concretamente para a Praia da Almagreira     o proto- tipo  da nova tecnologia de produção eléctrica  da forca das ondas .
            Recordo-me que em bom português falado . o representante   da entidade produtora  com palavras de grande entusiasmo  fez o elogio do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Peniche   o qual se prestou com boa compreensão a movimentar uma iniciativa  que em muito ira’ beneficiar  Peniche ,  aligeirando todas as situações burocráticas  para que não houvesse qualquer demora no processo  e assim temos já próximo  a possibilidade da sua rentabilização  comercial  a cem por cento.
            Eu sempre curioso e sempre de pé’ atrás com  a maneira como se tem feito grandes negócios  para mal de Peniche , faço aqui  algumas perguntas que gostaria de saber para poder comentar como foi  :
Eu sou um leigo na matéria  mas  se não estiver nos segredos dos Deuses  gostaria de saber quais os acordos de comparticipação financeira  a favor de Peniche foram já efectuados para salvaguardar algumas mais  valias para a entidade  fiscal de Peniche? .
Já’ estão confirmados  por escrito ?
           Com a situação geográfica da Praia da Almagreira  pertencente a’ jurisdição do Concelho de Peniche  em caso de a movimentação do Wave Roller  por motivos  “prioritários “  de maior produção de electricidade  fazer a sua transferência para áreas já delimitadas pela jurisdição  de Óbidos   - presentemente estará apenas a  menos de duas milhas marítimas  de chegar a esse limite , segundo os meus cálculos visuais das fotografias mais uma vez sei do que estou a falar ,“distancias “ – ,estarão salvaguardados alguns interesses fiscais a favor de Peniche  ?
Com o Praia del Rei , Golfo Hotel , Aldeamento , e mais aqueles Golfes ate’ a Foz do Arelho Sul era uma jogada bestial , ate ‘ podia a electricidade ficar mais barata transportada via animal em charetes reais
Como sempre fico esperando para ver e receber as respostas dos dignitários senhores das ondas de Peniche
Com os melhores cumprimentos do vosso Amigo
Manuel Joaquim Leonardo
Peniche Vancouver Canada   24 de Junho de 2013


Sem comentários:

Enviar um comentário