terça-feira, 23 de julho de 2013

Os Carpideiros

                                                                                   
                                                                                     


                                                                         Os falsos  carpideiros                          
                                                       
        Nos meus tempos de meninice quando alguém morria era normal as pessoas abastadas pedirem os servicos de mulheres carpideiras para dar mais honra aos ja defuntos e suas Exmas famílias .
       As  " carpideiras "  senhoras ja' de alguma linhagem  que  de preto de cabeca aos pe's e com xailes  que quase   cobriam as suas cabeças , mais nos pareciam umas feias bruxas de algum conto de lindas fadas ,que nos aterrorizavam mas que nos gostávamos de assistir  ouvindo as suas lamentacoes com vozes lancinantes ,estridentes  e falsamente chorosas  
    De uma maneira geral o ferrete fúnebre   que marcavam estes velorios, transformados   em vale de lágrimas que se tornavam  sofrimento atroz dos seus  familiares  durante aquelas horas ,  eram exibidos nas salas principais da casa  e se nos por mais curiosamente nos aproximávamos  era-mos enxotados como mosca varejeira .
Nas  famílias mais modestas ou mesmo pobres também haviam senhoras bondosas   que graciosamente lamuriavam e contavam anedotas que a todos faziam rir e a madrugada se ia aproximando mais rapidamente
 Nestes dias maravilhosos  de hoje    em que este sistema velho e caduco transformou em opiparos  banquete  nos dias dos funerais dentro mesmo   das caves das igrejas ,  ou salões de festas dos seus fregueses , a confraternização enquanto as partilhas não  se aproximam , fazendo  dos funerais uma cerimonia social que todos se recordarao por muitos anos    .
     Hoje em dia  por muito estranho que pareça  fazem-se funerais colectivos  em certas  locais do mundo  mais estranho ainda fazem -se funerais de tudo que tem nome proprio estando em moda pelos nossos lados o próprio enterro dos Hospitais, Paises  etc, etc.  
As carpideiras acabaram ,agora  em seu lugar ha' uma classe nova, carpideiros   que e' formada por pessoas  ilustres se'rias  fotogénicas e de grande formacao moral que fazem os seus santos oficios por meio de radio, imprensa e televisão  , fazem o regalo de todos que os veem desfilar nas passarelas mundanas .,         
mas vamos mudar de assunto    e amandando uma moeda ao ar escolham um assunto para vos sentirem mais alegres e optimista no futuro.Se tiverem dificuldade na escolha deixo -vos aqui   alguns  ao vosso dispor para comecarem .




                                                            PENICHE JÁ NÃO TEM HOSPITAL
                                               ­­_______________________________

                                                         Peniche já  não tem Hospital

                Não queremos ser enganados !!
                Por portaria já publicada no Diário da Republica,o Hospital São Pedro Gonçalves Telmo já foi instinto .
                O equipamento do Bloco Operatório foi desmantelado, o Serviço de cirurgia já encerrou e foi transferido para o Hospital de Alcobaça .
                 O Serviço de Medicina fechou , a  Fisioterapia não tem verba em orçamento e consequentemente , ira ser encerrada a curto prazo .
                  Pessoal de enfermagem tem sido " desviado "   para o Hospital de Alcobaça .
                 O serviço de urgências funciona a prazo ate a implementação do Centro Hospitalar do Oeste Norte que se aproxima rapidamente .
                 Enfim Peniche esta a fechar aos poucos o seu Hospital !!!
                                  Tudo isto se pode ler no Peniche.blogs.com  , como o  Zé mais uma vez
anonimamente da' a conhecer.
                 Eu pergunto , só agora dia 1 de Setembro de 2009  o anónimo Zé e o PSD vem  alertar e tem conhecimento do descalabro do nosso infeliz Hospital São Pedro Gonçalves Telmo !!
                 Estiveram sempre muito ocupados e não tiveram tempo para saberem o que eu Manuel Joaquim Leonardo e outros anónimos ao longo de diversos anos alertávamos por exemplo no oesteonline.pt ?
                 Eu como costumo dizer ,  todos tem comido da mesma panela e só nas alturas das propaganda da banha da cobra para venderem, comprarem os diversos assentos nas cadeirinhas do poder _ em letra pequena como merece _ e que se lembram do que ajudaram a destruir .
                             E depois ainda dizem que  há ª Amigos de Peniche
Com as mais descartantes saudações democráticas sou o Manuel Joaquim Leonardo Peniche Vancouver Canada        manuel de peniche @Gmail.com
Salvem Peniche Reparem a ETAR e Sereis Salvos       2 de Setembro de 2009
 P. S.
 Que data tem a Portaria do encerramento do Hospital São Pedro Gonçalves Telmo ?

                           

                    
                   2 comentário(s) a esta notícia. [mostrar/esconder comentários]

Por manuel j . leonardo [ip24.84.198.86] em 27-05-2011 07:16

Falsas urgências ?
Quem mente mais ?
Quem não tem medico de Família ? - são muitos mais de um milhar de doentes para um medico ?
Ou e quem mente com CHON s que depois se tornam em tempestades de areia e se diluem pelos dedos e se transformam em anexos inexplicáveis acabando por destruir hospital novo e bem equipado que era o orgulho da Cidade de Peniche e de quem ele servia ,para agravarem mais a falta de cuidados de saúde .
Porque destruir o que estava a trabalhar bem em Peniche ,para fazerem um novo em Alcobaça que nas melhores das hipóteses  daqui a sete oito anos ficara a servir os seus designos de dar mais saúde a quem tanto precisa ? .
Porque nao o deixaram ficar ate o verdadeiro CHON por vos prometido estar concluido? .
Tenho vergonha de todos vo's Excias da maneira que todos os partidos tem gerido o meu infeliz Portugal .
Manuel Joaquim Leonardo
Peniche Vancouver Canada                

Sem comentários:

Enviar um comentário