sábado, 24 de agosto de 2013

E' sempre bom relembrar

                                                                               


                                                               E' sempre bom relembrar

Para o PortugalClub
Algures no infinito

                                                                              O açaime

                   Há mais de quatro dezenas de anos ,de vez em quando a carroça dos cães saia ás  ruas  da minha Vila para capturar cães que mendigavam , sem açaime , vacina ou licença
Nessa época um dos membros da minha Familia era um cão e chamava-se Tómiks . andava de uma maneira geral á solta e nunca
se apresentava de açaime no focinho .
                    Era um bom vigia e como animal de guarda era de uma segurança total  , ai daquele que tentasse ultrapassar a porta do quintal ,era uma ameaça visivel e temida .
Na rua era temivel para os outros cães vizinhos e apesar de termos o maior cuidado de vez em quando envolvia-se em desordens das quais saia vencedor  , os outros fugiam a sete pés e juravam para a próxima ter mais cuidado com a visinhança .
                     Nunca  nos causou problemas  em ataques pessoais fora de portas e os miudos da visinhança sentiam-se sempre seguros com a sua protecção  . Lindo e airoso era adorado por todos que se chegassem por bem a ele e tinha muitas namoradas que vinham  mesmo ter com ele á porta da casa .
                      Contudo tinha um grande defeito que me causava  grande ansiedade ,quando a carroça dos cães passava na rua  e por descuido não dávamos fé , com a sua fanfarronice ao enfrentar os funcionários da Câmara e a sua rede deixava-se sempre apanhar .
                       Depois era o Elas ! . Tínhamos de pagar a multa que nesse tempo já  era uma grande quantia de escudos e que ás vezes não havia , tendo nós mesmo em certas alturas de pedir o dinheiro emprestado para o soltar, sucedia isto três quatro vezes por ano .
                        Antes que mo perguntem eu vou explicar porque é que isto sucedia . Se os cães  tivessem vacina , licença e açaime podiam pavonear-se á vontade . O Tomiks tinha vacina ,licença mas não tinha açaime e por isso estava a infligir a lei e como tal sujeito á multa ,  ou á morte  se esta  não fosse paga .
                         Muitas vezes o tentámos habituar ao açaime e sempre que isso sucedia deitava-se debaixo da mesa da cozinha e só de lá saía  para ir ao quintal fazer as suas necessidades fisiológicas e voltava para debaixo da mesa ,chegando a estar mais de uma semana naquilo que era um martírio para ele e nossa  Família   
                          Fiz uma reunião familiar  e decidimos por unanimidade que sucedesse  o que suceder nunca mais poríamos o açaime ao Tomiks a não ser que modificasse a sua maneira de estar na vida , tornando-se agressivo fora de portas . E era ver de vez em quando eu apresentar-me na esquadra da policia para libertar o membro da minha Família .
                          Um dia  o Sr. Chefe da Policia que já me conhecia bem pelas visitas que era obrigado a fazer ,interpelou-me áspera mas cordialmente dizendo-me : Já cá está outra vez ? porque é que não lhe põe o açaimo  ?
Serenamente respondi-lhe  : estou e estarei cá sempre que o infeliz seja apanhado,pois ele como eu não gostamos que nos ponham açaime .
Olhando para mim fixamente  e entregando-me a multa disse-me que não me queria ver tão depressa .  
                           Não sei por quê mas quando a carroça saia e passava pela nossa rua o polícia que representava a autoridade
dizia para os funcionários da Câmara : Esse não e preciso apanhar é só passar a multa .
                            Porem nunca mais recebi convocação para fazer o pagamento da infracção
 Com os melhores cumprimentos para todos do
Manuel Joaquim Leonardo            Manuel de Peniche        manueldepeniche@
Peniche Vancouver Canada     23-1-06
 
P. S.

                             Falando em açaimos não queiramos  " Açaimar  "  o nosso Presidente Casimiro , ele é como eu ,e o meu
cão era ,se nos fecharem  a boca morremos da um ataque cerebral ,
Devemos contudo o advertir para que não seja tão "truculento e impulsivo  " mas que continue a provocar,provocar para que o
PortugalClub continue a ser o veiculo de cultura  e pluralismo  que faz a sã convivença e a diferença entre todos os Portugueses do Universo       
 Manuel Joaquim Leonardo
Peniche Vancouver Canada

Sem comentários:

Enviar um comentário