quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Eleicoes 2013

                                                                                 
                                                             

                   
                                                                  ELEICOES MUNICIPAIS
                                                                      EM  PENICHE 2013


                                     São precisamente 20 horas,42 minutos do dia 14 de Agosto de 2013

           Eu que não queria escrever acerca das eleições mas as noticias de ultima hora e as reacções desencadeadas pela  candidatura  a', Presidência  da Junta de Freguesia de Peniche por Henrique Bertino ,despertaram em mim como um incentivo para desmitificar  as tentativas de mais uma vez alguém por sentimentos de amizade  e nao os valores apoiar vigorosamente a possível eleição de Henrique Bertino para um cargo que quanto a mim será' mais uma promoção individual  mas que dado às provas dadas por esse candidato de  quase toda a sua vida  politica e dentro das suas actividades  de todas as presidências ou colaboração intensiva por onde tem actuado  dizendo que e' para bem de todos e tendo sempre em si o Dever de tentar  fazer tudo do melhor  para o Povo que representa , pela sua  Terra ,isso no meu entender  não tem sucedido .
          Henrique Bertino em quase todas as actividades  em que teve parte activa  de governação foi um fracasso .
 Como envolvido no sector das pescas  e na maioria dos  diversos assuntos que tratou,  foi um fracasso . Pesca , cooperativas de pesca  , toda a organização das pesca estão em falência e com possibilidades de piorar o que existe  , cooperativa  alimentar com duas secções  abertas em Peniche fecharam ,  cooperativas de pesca teem tido um fim inglório , como    sindicato dos pescadores não fizeram qualquer contrato colectivo  entre os pescadores de Peniche   e os armadores da pesca da sardinha .no após 25 de Abril.
          Dedicaram-se , e mal aos pescadores cooperativistas   e abandonaram os restantes que trabalhando para os novos armadores  existentes  em Peniche não viam o seu trabalho envolvido  em contratos em que os seus interesses ,  melhor contribuição salarial , assistência  medica , reforma , ficassem salvaguardados. Acabaram com a assistência medica nos Serviços da Casa dos Pescadores no forte do Baluarte que foram instalações pagas com a contribuição dos pescadores de Peniche , Maternidade  e ainda deixaram roubar pelos governos de então as instalações que eram dos pescadores depois do 25 de Abril passaram para as mãos  de serviços sem ligação directa com os beneficiários pescadores de Peniche  mas que eu ainda reivindico a minha parte estando alguns edifícios que pertenciam a' organização dos pescadores de Peniche em completa ruína sem ninguém olhar por eles .
           Porque não alugaram parte  do edifício e essas  rendas seriam para beneficiações e  manutenção de um salão  de estar e confraternização dos nossos pescadores ?
           Os contratos de trabalho dos pescadores  eram feitos como eu bradava aos céus , eram assinados debaixo da Ponte Velha e não na Capitania do Porto de Peniche  aonde durante muitas dezenas de anos   foram assinados .
Eram contratos feitos com os novos armadores que  faziam cada um, o melhor que podiam para si  ,sem os pescadores desapoiados terem voz para reivindicarem . Tinham medo …

Como Presidente da Freguesia de Nossa Senhora da Ajuda também quanto a mim Henrique Bertino não mostrou sentido de orientação  na árdua tarefa que jurou fazer pelos seus Munícipes Pode se ver os bairros sociais degradados e devolutos por não terem condições mínimas de habitabilidade decente . Era ver nas alturas das eleições andarem a rebocar alguma parede mais visualmente necessária.
           Nunca pensou em  reagrupamento ,dos inquilinos das casas do bairro mais velho  para assim poder demolir e fazer novas construções de por exemplo , rés-do-chão 1- andar ou mesmo  2- andar ? Apresentou projecto algum neste sentido ? forçou para que a sua voz fosse ouvida pelos serviços técnicos competentes ? em ideias suas compativas  ? mais, forçou mesmo a que alguém o ouvisse e a cada dois anos apareceria obra feita e assinalável ?
Nunca reparou que a sua guarita e as muralhas estavam em estado decadente e próximas a cair como caíram .
            Nunca reparou nas suas dunas que de ano para ano ficaram cada vez mais destrocadas , quando, se houvesse uns olhos que vissem , e planeasse para o futuro teriam as suas passagens pedonais  construídas e embelezadas a tempo e cada vez mais?.
             Nunca reparou que não  se pode estar com o cheiro que imana daquela fabrica conserveira na sua praia de Peniche de Cima  que corre com os turistas para outras bandas  ?
             Nunca visitou o seu lindo hospital de Peniche quando ele ainda estava com pujança  ajudando todos que dele precisavam ?
Não visitou talvez  por falta de tempo o seu hospital  quando começaram a roubar os equipamentos que foram levados às claras para equipar os hospitais de Alfazeirao e Caldas da Rainha ?.
 Nunca ouviu falar que o seu Hospital iria fechar as emergências e cirurgias  para poder ser  reutilizado como casa de repouso de pessoas ilustres?
O senhor e sua Família nem sequer se lembravam disso , pois sabiam que em caso de doença  teriam assistência medica referenciada como também tinham os funcionários públicos , entidades militares e para militares  funcionários de bancos funcionários da Câmara  que ate’ - acho bem –os funcionários inferiores – secundários em linha hereditária  - e outras  classes superiores que abundavam anteriormente em larga quantidade ., e os Pobres e indigentes também sofrivelmente ,embora esperando muitos  anos não conseguiam morrer da cura !!! ……

Quando vi o seu nome indigitado para Presidente da Junta de Freguesia de Peniche  , acredite fiquei com pena de si  mas mais magoado fiquei ao saber como tão pobre anda o Partido Comunista Português pois não consegue dar mais renovação a pessoas que poderiam tentar  mostrar que um verdadeiro Partido Comunista  com ideais fraternais  e mente clara faz sempre falta numa democracia em que todos a soubéssemos respeitar.
Ou o lema será’ ? quanto pior melhor ? !!! …

P.S.
Quando lhe pergunto se “ foi ao seu hospital “  e’ por pensar que o Hospital São Pedro Gonçalves Telmo esta’ situado no perímetro da sua ainda Freguesia  …

Com respeitosos cumprimentos Sou com Fraternidade o
Manuel Joaquim Leonardo
Peniche Vancouver Canada

15 de Agosto de 2013 

Sem comentários:

Enviar um comentário