sexta-feira, 30 de agosto de 2013

lambe botas

                                                                                   

                                                                                 

                                                                           Lambe botas

       Como se devem lembrar estou-vos sempre a contar historias dos meus Fieis Amigos que ao longo da minha vida teem feito parte da minha Família .
Hoje com a grande falta de imaginação que sinto , vou-vos falar do meu Amigo Jo’li.
      Um dia pela mão de minha filha Manelinha  chegou a minha casa um pequeno e interessante cãozinho  .  Julgava eu que   ela  tinha pedido para estar com ele durante algumas horas  e que depois regressaria ao seu dono.
      Eu já tinha prometido a mim mesmo que nunca mais teria cão meu em casa  pois todos nós tínhamos sofrido imenso com a morte do nosso Tomiks que quando viemos para o Canada ficou   em casa de meus sogros  por nosso desconhecimento que o poderíamos trazer connosco , o   qual morreu de desgosto com a nossa falta . ,uma historia muito triste.  
Chegada a noite disse a ' minha filha que íamos entregar o cãozinho ao seu dono ., e ela muito chorosa disse-me  :
Pai o cãozinho não tem dono . por favor deixe -o ficar aqui em casa  ….
Mais uma vez fui apanhado…
      O nosso Joli  cresceu e fez-se um maroto . Por mais que lhe  ensinássemos  as boas maneiras ,era um malcriado ,,,
 Tínhamos no quintal um arame afixado ao telhado  da garagem e a outra extremidade ao tronco de uma arvore ,de cerca 30 metros de comprimento aonde deslizava uma corda que engatávamos a coleira do Joli e ele passeando quase livremente percorria durante o dia pode-se dizer mais de uma centena de vezes ,  a área que lhe era destinada . Ele não podia andar a’ vontade no quintal  pois se livre estivesse saltava uma vedação de madeira com 1,80 m de altura e   como um danado pela  ruela traseira da casa  durante umas boas horas percorria por onde o deixassem visitar os seus amigos .
       E era certo e sabido que quando regressava tinha que ir logo para o tanque aonde era costume ser lavado …
Assim que ele via a sua Amiga Genoveva com a sua escova , o liquido perfumado e a toalha destinada ao seu banho de baixo do braço, começava-se a esconder  fazendo uma resistência enorme ao  ser levado para dentro do tanque.
       Depois de estar dentro de agua em pé' deixava se lavar e passar duas vezes com agua quente.
No  final enquanto a sua dona o enxugava ele constantemente lhe lambia as mãos ,  - nunca o deixarmos lamber as botas  -como a agradecer a banhoca que tinha levado mas se por qualquer descuido conseguia sair a porta desaparecia logo do quintal e quando regressava já nós podíamos preparar para lhe dar um novo banho .
       Nunca chegamos a saber quem era o vizinho que punha no seu quintal um liquido que embora cheirando tão mal que não se podia estar ao pé’ do Jo’li , ele parecia que se sentia atraído por aquele  fedor . Foi morrer a Portugal com mais de dezasseis anos em nosso poder. Ainda andou em tratamento mais de seis meses mas com um tumor nos testículos  não pode sobreviver eu queria tentar uma operação mas o Sr., Doutor veterinário dizia que ele morreria na operação.        

Quando íamos ao Doutor veterinário nos finais da sua vida  o Sr. Doutor dizia -me que os animais eram como as pessoas  devia morrer com dignidade,eu perguntava-lhe  o que eu devia fazer ,pois ele estava medicado contra as dores  todos os dias  , ate que um dia compreendi que o Sr. Doutor quereria dizer para eu acabar com as suas  dores  mas nunca me disse directamente que o devia mandar matar. Foi um dia terrível para mim quando a beira da cova que seria enterrado o meu Amigo José  deu-lhe uma injecção e acabou o seu sofrimento.


Como ainda há muito espaço  e forca nos dedos  vou-vos dar  a saber algumas noticias da          imprensa penicheira incluindo Blogues  que vo’s certamente não tendes conhecimento mas que se torna interessante divulgar principalmente a nossa Voz do Mar que apesar de ser lida por exemplo em Vancouver com uma demora geralmente de três semanas não deixa de estar em dia com os falecimentos que por  Peniche concelho e mais redondezas vamos sabendo   de pessoas nossas queridas ou menos queridas . Já’ os nascimentos  que não os havendo não se podem anunciar,, deve haver mais de uma dezena de anos que não são noticia .
         Como grande admirador da lindíssima  actividade surfista  chama –me sempre  a atenção os torneios que por enquanto são feitos em Peniche e na lindíssima prosa da ilustre Jornalista  Sra Dra. Luísa Inês  insigne Jornalista do nosso querido A Voz do Mar ***,20 de Junho de 2013 *** que passo a citar na integra :

…. O  PPSC atribuiu aos dois melhores atletas não ranqueados os “ wildcards “   disponibilizados pela Associação  Nacional de Surf ao clube para a quarta etapa da Liga Moche que se vai realizar em Peniche este fim de semana (ler noticia ao lado ) . No final da competição , a direcção do PPSC dedicou  “ uma palavra a todos os participantes  que fizeram desta prova mais do que uma simples competição  , mantendo  um espírito de grande convívio e amizade entre todos aos voluntários que tornaram este evento possível , ao comandante e restante corporação  dos Bombeiros  Voluntários de Peniche  e ao inexcedível presidente da Câmara Municipal de Peniche , Dr. António José Correia  “ referiu  Paulo Ferreira .Um agradecimento especial aos pais do  Guilherme Fonseca , atleta do Clube que se encontra na Nicarágua em representação do pai’s  no “ 2013 Dakineisa Word Júnior Surfing Championship “ ,que brindaram com a sua presença nos dois dias de competicao. …..

Também ainda referente ao SURF  O BLOGUE PENICHE MINHA TERRA  anunciou que


Segundo a 102 FM Rádio!
“Um dos protocolos foi assinado com o Península de Peniche Surf Clube. Esta parceria visa a colaboração entre as duas entidades nos domínios da formação, investigação, desenvolvimento e promoção do surfing. Este ato marca ainda a instalação do clube no Centro de Alto de Rendimento de Surf de Peniche. Paulo Ferreira, presidente do PPSC, reforçou o papel social do clube.

A notícia que reproduzo merece-me, à partida, um comentário pouco concordante com a atitude assumida pelos responsáveis da edilidade. Não conheço os elementos que compõem o clube que teve o privilégio de ficar com a concessão da posse do Centro de Surf e, em boa verdade, esta minha lacuna em nada prejudica o que me veio à memória quando conheci a notícia reproduzida.
O Centro foi construído com dinheiros públicos e existem outros clubes dedicados ao surf no nosso concelho, porquê a instalação deste nas instalações públicas? Estou convencido que não vai dar certo mas o futuro o dirá. Às vezes o sentimento de posse do que é público não permite que se pense bem as atitudes a tomar e surgem situações pouco claras. 
Publicado 3 weeks ago por João Avelar

,,,,,,,,,,,Acabadinha de chegar ….. 30 de Agosto de 2013 ……

Do Diário de Leiria  30 de Agosto de 2013 ……………


           Saída de material gera polémica no Hospital de Leiria .

    Saida de material gera polemica no Hospital :
Em causa esta' alegada retirada de equipamentos da unidade de Alcobaca,pelo Centro Hospitalar do do Oeste ******
                                                     Que granda Ganga anda para ai 
                                                            a roubarem os hospitais  !!!

e os meus santinhos nao viram roubar nada do Hospital de Peniche para as Caldas da Rainha e Alcobaca !!!******

                                                                                

                                   
     Como andam no e'tero na vossa viagem cosmica  e pro'ssimo de chegarem a' Terra eu fui buscar o nosso Hospital para perto de vo's  para assim aproveitarem e porem o material no seu devido lugar
                         
                                                 Ladroes que roubam a ladroes teem 100 anos de"  Prisoes" 

                                                                                             


P. S. Eu que dizia que estava falto de inspiracao.......
Com as maiorinhas saudacoes  e beijinhos para os quizerem  aceitar assina respeitosamente perante Vossas Excias o 
Manuel Joaquim Leonardo
Peniche Vancouver Canada  30 de Agosto de 2013 

Sem comentários:

Enviar um comentário