terça-feira, 24 de dezembro de 2013

O Natal esta a chegar

                                                                  O Natal Preste A Chegar

            O Natal esta' preste a chegar para alguns .
      Para mim já não tenho Natal desde há' muitos anos .Mais de 47 anos  ? Ja' lhe perdi o conto ..
Agora somente tenho boas recordações  dos Natais que os não vivi  . Dos natais da minha meninice   embalado com os ventos agrestes do Norte  que ainda traziam pelo ar resquícios das  vagas  do mar que em cata duplas varriam a costa Norte da  marginal ate ' a ponta do Bico do Trovão nos faziam estremecer nas noites escuras sem estrelas e muitas vezes sem luar .
       Como era-nos natural a véspera de Natal  era para nos celebrada algumas das vezes com uma tigela de café com bastante agua que enchia a malga que em jeito de riso no seu ar sisudo ,meu irmão António nos deliciava  com alguns dos seus comentários . e como amanha era dia de trabalho para meu pai no campo , no qual com tanto amor era espalhada a semente  mas que por ser terra de sequeiro e não abençoada  por Deus pouca germinação  nos dava , dai a pouco já’ descansávamos na Paz do Senhor .
        O meu irmão António e algumas das minhas irmãs tinham que se levantar cedo para  estar prontos  às sete horas da manha para começar a acender caldeiras e  preparando tudo o que era preciso para movimentar o complexo serviço de produção da fabrica do Alemão . a Lá Paloma .Pois mesmo no dia de Natal as fabricas trabalhavam ate’ a’ uma hora da tarde  , pois em tempo de guerra não se limpam armas .
        Eu como menino chegado da capital e não tendo idade para  assentar praça , sem praticamente tarefas laborais  destinadas , quando os sinos da minha Igreja da Ajuda  a escassos quatrocentos de metros  de casa  começavam a anunciar a chegada do Menino Jesus já eu estava de pé’ e sorrateiramente aproximava-me da Igreja mas como embora perto , chegava sempre atrasado e sendo um rapazinho inconveniente pois não ia a’. Missa dominical  - tinha com 12 anos de idade  estar na ribeira para trabalhar na descarga do peixe quando o houvesse -a Igreja já estava cheia ate’ as portas  e eu reparava que já não tinha lugar para mim dentro da Igreja .
       Cá’ fora fazia um frio de rachar e como não estivesse preparado convenientemente para a intempérie  , como cão fugido com o rabo entre as pernas  em pouco tempo estava deitado e dormindo com os sons   celestiais oriundos  da minha  Igreja que me embalavam suavemente .
        No Dia de Natal e’ que de facto o Menino nos visitava e a partir das duas horas  começávamos a comer  as três  galinhas caseiras  da praxe assadas no forno ou então um cozido a’ portuguesa bem condimentado  para encherem barriga .

 E o Natal esta preste a chegar para alguns !!!

 Convosco e com as vossas lembranças  estarei festejando o Santo e Feliz Natal para alguns .

 As maiores Felicidades  são os votos sinceros da Família Leonardo

Manuel Joaquim Leonardo
Peniche Vancouver Canada

Sem comentários:

Enviar um comentário