sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Relembrar o carnaval de todos os dias 12-5-29 / 28-2-14

Ao Exmo Director
da Gazeta das Caldas
Caldas da Rainha
Portugal                                    
                                      Novo Director do Cenfim
                                      das Caldas da Rainha

           Segundo notícia publicada na Gazeta das Caldas O Sr. Daniel Guerra deixou a Direcção do Núcleo do Centro de Formação Profissional da Industria  Metalomecanica de Peniche para passar a chefiar o Cenfim das Caldas da Rainha .
           Até aqui tudo está bem mas há o pequeno desvio moral que quanto a mim é de manter em simultâneo o cargo de Director do Núcleo de Peniche . É mais uma opção do Governo Português de os  "seus rapazes " tomarem posse quanto a mim de uma maneira ilegal,ou não é ? Quero explicações  para ver se estou errado .
           Tecnicamente aceitando em simultâneo dois cargos, o Sr. Daniel Guerra não tem fôrça moral de reivindicação em qualquer um dos cargos que chefia. Estou enganado ? Expliquem -se bem meus Srs.que eu estou completamente confundido com esta noticia .
           A abertura do Centro de Formação nas Caldas da Rainha foi na altura ,uma decisão política que tinha em mente a pouco e pouco debilitar o Núcleo de Peniche como tem vindo a suceder
           Foi com máquinas retiradas do Núcleo de Peniche que começaram  a sua laboração .Até há pouco tempo máquinas novas que não funcionavam em Peniche , foram para Caldas   não porque  não houvesse candidatos a formandos mas sim porque deliberadamente se estava a decapitar cursos de formação que passavam a ser ministrados em Caldas da Rainha .
           Toda a área actual de abrangência do Nucleo das Caldas da Rainha era a área que anteriormente  pertencia a Peniche
Quando por exemplo o Nucleo de Peniche precisar de materiais para formação dos seus alunos quando se verificar que cada vez irão desaparecer mais cursos quando os seus formadores verificarem que já estão a mais o que dirá o  Director do Cenfim de Peniche ? Provavelmente dirá : Calem-se rapazes pois estou a vêr se os consigo transferir de uma vez por todas para as Caldas da Rainha ! !
           Está de parabens o actual Governo  com o sentido de responsabilidades de mais um  " novo rapaz  " num trabalho do Governo
que atendendo ás dificuldades em que o País está , aceita orgulhosamente mais este novo cargo .
Nestes tempos em que já não há peixe ,  tem sempre este Governo à mão de pescar  " rapazes " que estão sempre ao sabor dos ventos e marés .        
           Ainda há pouco tempo nestas mesmas colunas lamentei exactamente a acumulação de dois cargos iguais um em Leiria outro em Peniche . Nesse caso o Dignissimo Director do IPL Sr. Luciano de Almeida ,possivelmente verificou ao ler a carta de então que embora de boa fé tenha aceitado tal nomeação,logo de seguida rectificando a sua atitude renunciou ao cargo de Peniche. Quanto a esta decisão só tenho de dar publicos respeitos á sua atitude , pois como pessoas de bem ,
como normalmente somos  , tambem como seres humanos que somos , podemos errar
           O Sr. Luciano de Almeida como Homem de Bem justificou-se perante todos nós que errar é fácil ,dificil é assumirmos que erramos .
           Ainda Sr. Director gostaria de realçar a coragem de Luciano de Almeida  quando nestas colunas veio dar apoio  a um amigo que só quando for provado que nos enganou deixará de merecer a nossa amizade
           Bem hajam Homens como este !
Mas voltemos ao tema desta missiva e fazendo um pouco de história  mostrarei que o Centro de Formação Profissional da Indústria Metalomecanica , Núcleo de Peniche tem sofrido séries de situações ilegais tais como esvaziamento de máquinas para fazerem formação no Núcleo das Caldas da Rainha e que eu saiba uma das últimas fez agora pouco mais de um ano,segundo informação de alunos que mo disseram pessoalmente.
           Decapitar as máquinas de uma entidade de formação para beneficiar outros interesses noutra localidade do País é pelo menos esvasiar as mais valias que Peniche precisa para tentar balancear a crise que as entidades governativas teem deixado avolumar numa terra que sempre tem sido Pobre, sim com letra grande !
           O Cenfim de Peniche esteve sempre em progresso acentuado até ao momento que o Governo abriu uma delegação do Nucleo de Peniche em Caldas da Rainha ,voltando a dizer com as máquinas que foram retiradas de Peniche.
            Ao tomar conhecimento do esvaziamento do Nucleo de Peniche ,perguntei ao então Presidente da Camara de Peniche, Sr, João Augusto Barradas se o Nucleo de Peniche ia terminar as suas funções , ele olhos nos olhos respondeu-me que enquanto fosse Presidente o Cenfim em Peniche não fecharia .
E foi uma verdade não fechou mas no tempo do seu mandato o desmantelamento da sua organização continuou e cursos acabaram.
            O Núcleo de Peniche é formado pela Atouguia da Baleia ,Serra de El Rei -estas freguesias de Peniche  ! ! ! -Obidos Bombarral,Lourinhã ,e Peniche .
Só para comparação as áreas defenidas no Nucleo Ribatejano sediado em Santarem é hoje constituida com as seguintes povoações e Concelhos de, Abrantes , Alcanena, Almeirim.Alpiarça Benavente , Cartaxo , Chamusca , Constância , Coruche ,Entroncamento , Golegã , Mação , Ourem , Rio Maior, Salvaterra de Magos , Santarem e Vila Nova da Barquinha .
            Para terminar um pequeno facto mas com grande significado para mim sobre este tema  que se passou junto á porta da Redacção do nosso Jornal  , na altura da abertura do Cenfim nas Caldas da Rainha .  
            Estando conversando com o Sr. Director Adjunto Carlos Cipriano  disse-lhe se não poderia fazer um comentário contraditório a cerca da abertura do Cenfim ,em poucas palavras e gentilmente Carlos Cipriano fez me ver que a Gazeta das Caldas deveria salientar os interesses das Caldas da Rainha  e seu Concelho ...
Eu já há anos tinha uma admiração por dois Jornais Regionais, Jornal do Fundão e a Gazeta das Caldas e a partir desse momento senti mais  respeito e admiração de como Homens e Ideais podem estar em sintonia na Defesa da Causa que se propuseram .
           Faço notar que anteriormente a este facto Peniche não era quase falado nas colunas da Gazeta das Caldas,
Depois desta conversa começou a ser ventilado muitissimo mais nas colunas da Gazeta das Caldas e agora há sempre lugar para noticias de Peniche.
Cordialmente assina o
Manuel Joaquim Leonardo
P S : A publicaçao desta carta é uma contribuição
para a historia de Caldas da Rainha e Peniche
Vancouver B.C. Canada
2/2/2004
P.S.
Tendo enviado o original desta cópia para ser publicado na Gazeta das Caldas, cujo não foi  publicado e como entidade focada neste escrito , venho deste modo pedir para Vossa  Excia  tomar conhecimento e meditar sobre o teor desta carta .
Sem outro assunto e enviando os mais respeitosos cumprimentos assina o



Manuel Joaquim Leonardo

Sem comentários:

Enviar um comentário