sexta-feira, 18 de abril de 2014

As Aguas Ma’

Vivíamos como uma família , nós no primeiro andar , eles no terceiro andar. Apesar de serem naturais das nossas redondezas os pais só’ nos conhecemos quando fomos morar temporariamente para o mesmo prédio depois de regressarmos, ambos , de bastantes anos de Canada.
Para mim e minha Mulher Genoveva víamos neles os nossos netos , a nossa família que então deixa’mos no Canada.
Sempre bastantes prestáveis quando precisávamos de qualquer ajuda . o Sérgio e o “ A”. quase sem nós lhes pedir-mos ofereciam-se voluntariamente assim que sabiam que os seus préstimos fossem necessários .
O mais discretamente possível, sempre lhes dávamos uma oferta para compensar o esforço e a sua boa vontade. Grandes caldeiradas e mariscadas comemos juntos , ajudávamos com alegria uns aos outros , éramos mesmo parte inteira das nossas Famílias que com todo o respeito convivíamos
A Lei da Família foi mais forte pois os filhos ,netos e agora bisnetos assim como as nossas raparigas tem nos feito estar mais tempo por Vancouver embora todos os anos façamos as nossas estadias longas em Portugal .


Foi com alguma surpresa que tomamos conhecimento que o nosso Amigo “ A “ se encontrava em Toronto e que pensava vir para Vancouver trabalhar e desde logo comecei a contactar pessoas Amigas para alugar casa para que o “ A “ se sentisse o mais confortável possível e falando com um Amigo português superintendente e sócio de uma companhia logo se prontificou em dar-lhe trabalho bem remunerado .
A casa que lhe tinha destinado caso o “ A “quisesse ir morar para lá , era uma moradia quase nova ,que tinha no rés do chão um apartamento com tudo lá dentro que um rapaz novo poderia imaginar , com um casal ainda novo e com uma filha a doutorar-se em menos de dois anos , todos de uma seriedade comprovada .
Entretanto ainda em Toronto o meu Amigo “ A “ navegando na internet começou a
maravilhar-se com a beleza da linda cidade de Vancouver Canada e verificando que havia apartamentos para alugar quase dentro de agua decidiu logo alugar o melhor que pensava ser para ele

Quando chegou, foi logo directamente para a sua nova casa de sonho e somente no outro dia a’ tardinha pela primeira vez me procurou .. Informado o meu neto Victor grande Amigo do nosso “A” dentro de poucos minutos já’ estavam a falar das suas famosas partidinhas que faziam quando os meus netos na altura a viver com a sua avo’ em Perraes , próximo de Aveiro , vinham passar ferias ou fins de semana em Peniche e o meu neto Victor disse para o seu Amigo “A”, tu vais trabalhar comigo, vais ser o meu ajudante e assim aprenderás mais depressa como aqui em Vancouver se trabalha na construcao civil ! .
O “A” apesar de convidado para aparecer em minha casa quando quisesse poucas as vezes aparecia mas dava gosto vê-lo montado na sua bicicleta que nela percorria Vancouver ou as próximas cidades em redor nos seus fins de semana.
Os meus netos pouco serviam –lhe de companhia pois viam-se somente durante o horário de trabalho.

A mãe do “ A” vindo visitar a sua Família em Toronto aproveitando a ocasião também esteve umas poucas semanas de visita em Vancouver e numa das nossas poucas conversas lamentei que o seu filho escolhesse uma área tão bonita de Vancouver mas de uma reputação que não condizia com ele .
Respondeu-me a Senhora que ele já era um homem e já sabia o que queria .

Poucas semanas passadas , numa festa de convívio encontrei –me com o meu Amigo e superintendente aonde o “A” trabalhava que me disse que iam começar uma grande obra numa província próxima e estava a pensar mandar para aquela cidade o “A” .
Que era melhor trabalho do que tinha , iria ser o cozinheiro daquela secção com casa e comida e assim amealhava o mais que pudesse . e assim foi como.
perdi qualquer contacto com o meu amigo “A” nunca mais me apareceu, e os meu netos como não quiseram ir para fora também não sabiam nada dele , pois ele também nunca mais os contactou.

Apesar de não ser um verdadeiro apreciador do Facebook porque penso que muitas pessoas no Mundo não sabem partilhar tudo o que esta pagina tem de bom para nos dar , de vez em quando estou na minha pagina para por em ordem os muitos meus apreciadores. que se querem apoderar de todo o espaço sem respeito por alguém , chamou-me a atenção um comentário do sr. Sérgio Simões que conversando no Facebook com um amigo a certa altura diz sem preâmbulos “ que a Senhora Genoveva era uma pessoa boa mas o Manuel Joaquim Leonardo não presta para nada .

Este mesmo Manuel Joaquim Leonardo ainda há poucos anos quando o Senhor lhe pediu na véspera de este regressar para o Canada para ser seu abonador de comportamento no Tribunal de Peniche quando na questão de litigio familiar afirmou que :
“O senhor Sérgio Simões e’ uma pessoa seria compreensiva e educada o qual eu o conheço desde bastantes anos como Homem serio e competente “
Disse-o na altura perante o Tribunal sem mentir mas agora presentemente ,verifico que não posso fazer essa afirmação .
Também me esqueci de lhe perguntar se ainda se lembra que uma vez quando troquei carro o vendedor na aquisição dava-me cem mil escudos mas eu não aceitei e dei o Carro ao seu irmão “A” . ninharias …
De uma vez por todas , A família Leonardo de Peniche Vancouver se soubessem o estado físico do seu irmão , “Todos juntos tentaríamos ajudar a salvar esse nosso Amigo “” como felizmente já’ o tempos feito ao longo de mais de quarenta anos na Diáspora , e anteriormente em Portugal
Manuel Joaquim Leonardo 12/05/29 -- 18/04/14
Peniche Vancouver Canada

Sem comentários:

Enviar um comentário