segunda-feira, 28 de abril de 2014

                                                             
Foi retirado deste meu blog nao sei por quem
Vou republicar
Aquem e' que faz mal estas informacoes  verdadeiras ? Fica no ar esta pergunta 
Manuel Joaquim Leonardo Peniche Vancouver Canada
12 de Maio de 1929 /11de Maio de 2014
                                                           



                                       Interpretem como quiserem





Só para motivo da sua reflexão envio este documento enviado ao Sr. Presidente da Republica Portuguesa Dr. Jorge Sampaio



Como curiosidade tambem dentro em breve lhe enviarei uma pequena historia interessante e veridica  com a qual terminamos eu e a minha Mulher  o apoio material e moral que durante mais de trinta  anos  demos a todos os portugueses que nos contactavam nas suas diversas necessidades, com a particular coencidência de serem dois cidadãos portugueses  que viviam em Macau e por diversas adversidades da Vida   foram obrigados a fugir  para Vancouver Canada  e à qual darei o titulo :
                             
                                           O policia e o ladrão

Todas estas Hitorias só lhe serão enviadas se V. Excia o permitir .mas se as tomar, em  qualquer ocasião que me diga para terminar toda a nossa conversação será terminada nesse momento .





Assunto :
Reconhecimento Oficial aos Professores
De Português na Cidade de Vancouver B.C.
Canada


 Ao Exmo Presidente da Republica Portuguesa
Dr. Jorge Sampaio
                                                     Excia

             Meu nome é Manuel Joaquim Leonardo.
Certamente V. Excia se recordará de mim quando fiz o S O S pedindo que se possível me ajudasse a votar de Vancouver B.C. Canada  nas ultimas eleições para a Assembleia da República,ou até desde os  tempos do antes e depois da Revolução dos Cravos em que fui pródigo em alvitrar algo que pudesse ajudar a manter a Paz, Sossego , e Prosperidade ao nosso País .  Aqui vos agradeço a possibilidade de poder votar , a qual parece que mereceu uma certa má reacção negativa da entidade Portuguesa em Vancôuver ,Cônsul de Portugal que dias depois de estar resolvido esse assunto , e quando pretendia uma declaração ,informação  para os meus netos  afim de dar seguimento a processo familiar que corre no tribunal em Portugal , me recebeu o Sr. Cônsul rudemente, sem sentido  do dever de cumprir o exercício para que foi designado pelo Governo de Portugal e que na presença da funcionaria Dona Casimira Barata me enxovalhou  verbalmente sem o mínimo de respeito  para com uma pessoa que não conhecia .. 
             Como me é  natural  , calma e respeitosamente fiz-lhe ver o meu ponto de vista e esse Sr. que anteriormente me repetiu diversas vezes que não tinha tempo desponivel   para falar comigo
,cedeu-me mais de uma hora e quinze minutos com uma conversa delicada e sem ser respeitante aos serviços consulares e que levou a funcionaria Dona Casimira Barata aquando a minha saída do gabinete do Sr. Cônsul  a ter uma mímica ,olhos bem abertos ,braços abertos e olhar espantado como querendo talvez dizer : Como foi possível depois do que ouvi  dentro do gabinete , o Sr. Leonardo estar a conversar dentro do gabinete tanto tempo e com um livro de baixo do braço , oferta do Sr. Cônsul  ? 
              Excia  não é verdadeiramente este assunto que me levou a tomar o vosso precioso tempo mas é hábito de vez em quando certas pessoas serem agraciadas com algum louvor pelos trabalhos que fazem em prol da Comunidade Portuguesa espalhada pelo Mundo e que se reflete também para o bom nome de Portugal.
Deste modo pedia a Vossa Excia  que se dignasse verificar se as professoras/es que têm leccionado  o ensino da Língua Portuguesa  na Cidade de Vancouver B. C. Canada, durante mais de trinta e sete anos se são merecedores de um pequeno louvor por escrito ou de outra natureza do Governo Português pelo seu trabalho desempenhado magistralmente e sem nenhum auxilio monetário de alguém inclusivamente  para livros que são fornecidos aos alunos derivado ao trabalho dos professores em festas e angariações de donativos para que o ensino de Português nesta Cidade possa ser administrado a todos que a elas se dirigem.
                 Perguntará Vossa Excia  quem serei eu para tomar esta iniciativa ?
Só para Vossa Excia poder tomar no mínimo conhecimento e da autoridade moral para poder dirigir-lhe este pedido  eu sou :
Quem em 1968 tomou a iniciativa da criação da Escola de Português nesta Cidade ,que com grandes dificuldades e apesar de muitas más vontades foi uma realidade querida
             Fui eu que em 1969 trabalhei para que pela primeira vez se realizasse a Celebração do Dia de Portugal nesta Cidade e fora do  consulado de Vancouver , movimentando os poucos meios intelectuais e artísticos que na altura existiam e que tem continuado até estes dias .
             Fui eu que reorganizei em 1969 depois de um fogo  que destruiu completamente a sede do ainda jovem Club Português de Vancouver , juntamente com um punhado de boas vontades , abrindo novamente e foi registado oficialmente no Canada e  assim fizemos para que este Clube  não  perecesse.
           Fui eu que pela primeira vez organizei o concurso da  Miss  Club Português de Vancouver
           Fui eu que contra todas as más vontades iniciei pela primeira vez a Celebração da miss Portugal Vancouver . “ Todas as minhas iniciatrivas nunca foram de angariaçao de fundos monetarios em meu proveito  mas sim em beneficio  do lar de Santa Maria em Peniche Portugal e criancas necessitadas em Vancouver “
           Fui eu que organizei o primeiro e seguintes torneios de tiro aos pratos durante 15 anos
           Fui eu ,minha mulher,Genoveva Leonardo ,e a minha pequenita filha Maria Manuela Leonardo  que durante uma inundação no Rio Zambézia em Moçambique tomamos a iniciativa nos anos 70 de enviar bastantes roupas mais de quatro toneladas escolhidas e empacotadas por mim minha mulher e filha , e algum pouco dinheiro, pois apesar de pedir ao Sr. Prior que pedisse ajuda de alguém , este Sr. Não fez nenhum apelo  , mesmo estando nós  a escolher e empacotar as roupas na casa debaixo da igreja .
Eu era nessa  época conectado sem razão como comunista , derivado à minha maneira de intervir quando o Sr. Encarregado Consular nessa altura não ajudava os nossos compatriotas .
           Fui eu que organizei uma manifestação  pública aquando um português  que se encontrava mentalmente delibitado  na altura ,foi baleado pela policia ficando em estado de coma durante mais de duas semanas , e movimentando com a ajuda de outros portugueses um canal de televisão e a imprensa conseguimos que esse nosso compatriota não fosse repatriado      
          .Fui eu e a minha mulher em 1974 que carregando com todas as despesas, formamos o primeiro Rancho Folclórico Português de Vancouver , Canada
           Fui eu que organizei o  1- Aniversario  da Revolução dos Cravos em que contactei com as autoridades   canadianas  em que pela primeira vês estiveram presentes a uma celebração  portuguesa  e nunca mais voltaram a estar ,  convidei artistas de diversas nacionalidades
Residentes em Vancouver que conjuntamente fizeram o maior e melhor espectáculo      
              Fui eu em que juntamente com uma dezena de portugueses  formamos a Sociedade Benevolente Portuguesa e que pouco tempo depois abandonamos porque o Advogado
Sr .Manuel Azevedo  e o editor do Jornal  Sr. Terry Costa assumido homossexual, tiveram a ousadia  de inserir uma página Lésbica ,Homo Sexual no Jornal sem nossa concordância  pois defendia-mos que um <jornal comunitário português  não deveria ter o ensino explicito de  Homo Sexualidade e Lesbianismo e que foi em todo o Mundo o primeiro e único até agora com uma pagina desta natureza mas que infelizmente é comparticipado pelo Governo Português e Turismo de Portugal
                 Sou eu que tenho tentado imprimir a moralidade num Congresso Luso Canadiano de Toronto que infelizmente está manipulado pela comunidade Homo Sexual, Lésbica do Canada como se pode comprovar facilmente e  que  também está  a ser apoiado com fundos do Governo Português .
Como tudo isto e possível ?
                 Excia  são por todos estes motivos que me considero moralmente indicado para pedir a V, Excia um agraciamento a todos estes Professores /as cujos nomes são .:

Marcelino Horta  ,  Mário Cipriano ,  Julieta Catão  , Salete Costa ,  Cecília Queiroga ,  Magda da Silva   e  Julieta Catão .

P . S.

Faço notar a V. Excia  que somente  tenho a quarta classe com distinção –o doutoramento dos pobres na época  - e digo-vos com todo o respeito que só aos 73 anos comecei a mexer em computadores sem nunca ter ido a escola alguma ,somente com um livro e dicas dos meus netos e sobrinha , eu ate tinha medo de mexer nos computadores dos meus netos  não fosse eu  os descomandar . Não tenho computador em Portugal – é de mais para as minhas finanças -
 Estou a servir - me num computador  da Espaço Internet de Peniche financiada pela Câmara e no qual os monitores competentíssimos  me ajudam imenso pois eu  continuo a aprender. E tenho de enviar este escrito por partes que penso que se tornarão legíveis a V. Excia e vossos serviços ..
Faço notar que o Sr. Advogado Manuel Azevedo foi agraciado o ano passado com uma Ordem do Governo Português candidatura muito contestada por quase todos emigrantes e directores das diversas Associações , pois este Sr. Nunca fez nada –era desconhecido dos  Portugueses anteriormente, -foi só uma nomeação do sr . Cônsul  que o conhecendo somente durante dois meses o indigitou .
Com os mais respeitosos cumprimentos assina o
Manuel Joaquim Leonardo

Peniche Vancouver Canada    12/05/29/ - 28/04/2014  

Sem comentários:

Enviar um comentário