domingo, 15 de junho de 2014

O Meu Mar Sagrado

                                        
                                              
                                


                              Ate´que enfim

   Ate´que enfim !!!

       Neste momento duas e meia da tarde ,sigo  do Cabo Carvoeiro em Peniche  em direcção  Oeste Leste pois tenho que procurar rumo ás  piscinas municipais  aonde em poucos minutos um familiar meu vai começar um tratamento  físico  para alivio de suas maleitas . Fiz uma pequena paragem sem sair do carro no Miradoiro de Frei Rodrigo e calmamente segui viagem . aproximando-me da Prainha  do Carvão quando notei  três carros estacionados nas arribas e olhando para as Berlengas verifiqei que diversos barcos pequenos  a cerca de duas milhas da costa se encontravam navegando muito próximos entre si .
      Espreitando no horizonte pareceu-me que mais ou menos nessa área sobrevoava o mar um pequeno avião ou helicóptero que  em círculos  me pareceu que estava fazendo buscas .
  Sem sair do carro  e estando ja´um pouco longe dos outros carros que já se encontravam a uma certa distancia  e quase atrasado no horário de chegada ás piscinas  rumei ao meu destino , embora tivesse tentado ouvir no meu radio qualquer noticia relativa , como  já havia muitos meses - mais de um ano  que não trabalhava -  o maroto não quis dar noticias ou musica  .

      Conversei á chegada a´s piscinas  com diversas pessoas que estavam cá for se sabiam se algo grave tinha acontecido e contei-lhes o que tinha observado.
Disseram  me  que não tinham conhecimento que algo  tivesse acontecido  e descansei um pouco .
       Depois da sessão de terapia e como tinha marcado encontro
com Amigo meu fora de Peniche ainda  fiz um pequeno desvio na Prageira em casa do meu sobrinho  José  perguntando-lhe se tinha conhecimento de algum acidente no mar , ao que me respondeu que não tinha tido conhecimento da chegada de algum helicóptero  e ele dava sempre noticia sempre que  esses aparelhos sobrevoavam Peniche  acrescentando que Peniche agora era muito assediada por visitas de helicópteros que agora andavam muito em filmagens das nossas belezas naturais .
      E assim ainda com alguma pedra no sapato segui viagem mas sempre pensando que o Meu  Mar Sagrado que eu conheço muito bem , tivesse feito alguma tropelia das dele. 
Antes de terminar e enviar este  meu escrito anterior neste 10 de Maio de 2014 passei uma vista de olhos pela prosa dos nossos blogues de Peniche  e verifiquei que mais uma tragédia marítima aconteceu nestas aguas marinhas de Peniche .
      De acordo com o Blogue Peniche online  mais um Jovem de cerca de 20 anos tinha perdido a´ vida  junto a´ costa quando se encontrava na sua lida do mar !!.
Quando pescavam com covos - armadilhas para esta  pesca - e quando lançavam as artes ao mar , Alexandre Jorge  natural da Lourinhã ? foi apanhado por uma laçada das tralhas e  lançado ao mar sem que alguém o pudesse socorrer . Tripulavam a embarcação também seu Pai e mais dois tripulantes que assim viram desaparecer o jovem  cujo corpo ainda não apareceu .
      Momentos de pânico para um Pai que assim via desaparecer um ente tão querido  e os seus colegas de trabalho que certamente ficarão traumatizados ate ao final das suas vidas 
Fico pedindo ao Meu Deus que o teu corpo apareça e possas ter sepultura condigna  
Descansa em paz  Alexandre  .

Manuel Joaquim Leonardo  12-05- 29 ...15-06-2014
Peniche Vancouver Canada 
 P. S. 
Sempre por motivos  estranhos a´minha vontade- quando isto acabara´ ? - só´agora me foi possível fazer esta publicação para assim ficar na Historia trágica de Peniche    






Sem comentários:

Enviar um comentário