quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Ondas gigantes a caminho da Nazare



                                                                         


                                            Ondas gigantes  a caminho da Nazare'


     Mais uma vez as ondas gigantes vem a caminho da Nazare'
O perigo de Morte esta'  a' vista .
     Parece que so' eu vejo neste desporto radical na Nazare' um perigo de morte iminente para todos os seus praticantes  e salvadores   nos seus jet ski que estão sempre preparados  para tentar salvar das ondas do mar todos aqueles que brincando com uma forca que ainda ninguém, sabe  quantas toneladas imensas  tem quando uma onda de vinte , trinta metros  se desfaz num turbilhão de agua e areia  que furiosa e diabólica mente envolve tudo e todos  que a desafiam , ate' se espraiando ao  longo da costa,  ou  num  desespero total se esbata nas falecias do farolim da Nazare'.
                                                           ....................
O espectáculo tem que continuar !!!!  .  A Nazare' agradece  a visita dos seus turistas que nessas ocasiões  afloram a's suas praias a's centenas de milhares -como não ha' estatísticas pre' definidas os cálculos de afuencia a esse espectáculo  , cada um apresenta os números que quiser ....  _
                                                    ...............................
     Por  enquanto as noticias  são de entusiasmo ! :
 O inglês Andrews Cotton  surfou ha' poucos dias ,uma onda de trinta metros , nem uns centímetros a mais  !!!! .
Tem que haver cuidados nessas medi coes, pois já ha' um Coroado e ate agraciado com a chave do " Burgo" !!! e as coisas não estão muito boas por ai' para agora andarem a entregar chaves a todos os inquilinos  e parece que desta se saiu bem sem ferimentos de maior , de ca' de longe estou sempre a pedir ao meu Deus que tudo sempre corra bem para todos  que vegetamos  neste nosso Mundo Cão .
                                                                   ......................
      Eu também sou um amante do surfe em qualquer lado ,  pois este desporto e' um dos mais belos que eu conheço mas gosto mais principalmente  nas nossas pequenas ondas dos super tubos .que envolvem grandes massas - não de águas mas sim  de papel -que ate deixam as nossas  pobres Dunas todas  esfrangalhadas  e esburacadas por  tantos populares que com maquinas especializadas para este fim remexem  as areis para verem se por engano alguém deixou  algum tesouro de boas noticias  escondidas .
                                            ..........                         ...............
                           Como pescador que fui e continuo a ser desde, os meus dezasseis ano de idade que conheço bem  a praia da Nazaré descarregando alguns cabazes de peixe que não dava para ir vender para  Peniche
Apanhei  grandes sustos no mar e vi alguém em apuros algumas vezes naquela praia .
Todos os anos morriam na borda das suas praias  diversos pescadores na martirizada Nazare' e nunca afrontávamos o mar com ondas de mais de cinco, seis  metros .
        Hoje setenta anos depois , os nossos surfista  são uns " heróis do mar"  afrontam ondas brincando com elas com trinta metros de altura  !!!!


Aproveito para cumprimentar o meu amigo António da Aleluia que ja' nessa altura nos enviava pelas barcaças pão e vinho fiado ate voltarmos um dia para pagar
 Quase todos os anos tenho tido o prazer de o cumprimentar e a' Sua  Família .

                                                     Feliz Natal para todos .

Com os melhores Cumprimentos sou o
Manuel Joaquim Leonardo       12/ 05/1929      ............. 12/11/2014 
Peniche Vancouver Canada

Sem comentários:

Enviar um comentário