quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Trocar a vida pela morte

 
 
 
    
                                               Trocar a Vida pela Morte
 
                                                   Santa Maria dos Anjos
                                                           
                                                               Caxinas    Povoa de Varzim
 
                Saiu de Peniche cerca das  21 -30  horas da noite   rumo ao mar da pesca  Cascais que seria a futura base da pesca do linguado  aonde deveria chegar com cerca de oito horas de viagem normal ,
                 O mar estava encapelado de uma ondolacao forte que se fazia sentir derivado a vento    de sudoeste ,segundo  boletim meterologico .das autoridades marítimas ' , indicação na imprensa diária .
Próximo da Praia das Macas  e quando navegava junto dos baixios  uma volta de mar traicoeiramente apanhou-o inundando a parte da re' da embarcação uma segunda volta de mar voltou a cair em cima da embarcação fazendo-a submergir imediatamente .
                  Um dos seis Homens da sua tripulação foi varrido pelo mar mas conseguindo -se segurar a uma bóia de sinalização das artes que por acaso se encontrava junto de si  conseguiu agarrando -se a ela  chegar a' praia sendo o único seu sobrevivente embora ainda tenha sentido alguém que desesperadamente o segurava por uma perna que perdendo as suas forcas acabou desaparecendo para ate agora ,  não ser ainda encontrado o seu corpo .
                    E' com lágrimas nos olhos que me sinto magoado com a morte destes nossos companheiros de glorias e misérias que este nosso Mar de vez enquanto nos contempla mas não posso  terminar esta Historia que me fustiga como chicotadas  dadas pelas suas vagas que algumas vezes me quiseram comer , eu também sou um dos vossos ....
                    Por isso mais uma vez vou tentar descrever pondo em papel tudo aquilo que ao longo dos anos tenho  feito e poucos   , querem ouvir os meus conselhos de segurança para as embarca coes que muitas das vezes temos sido obrigados a embarcar  em barcos que quase não oferecem nenhuma segurança , ou em outras vezes os nossos mestres nos obrigam em arriscar as nossas vidas com vendaval em que devíamos estar observar  em terra junto aos seu molhes ou praias resguardados dos perigos iminentes   d a sua bruteza que se torna maravilhosa de observar em segurança .
Eis aqui algumas observa coes  e causas que se podiam evitar para chegarmos sempre a bom porto :
                    Depois de começar nos Doris do bacalhau, seguindo traineiras de Pesca , arrasto nas costas de África  mestre de Pesca e dono de uma embarcacao de pesca costeira , longo curso e marinha Mercante canadiana   rebocadores do alto no Canada ,vou-vos falar do meu barco de pesca do alto precisamente com 11 metros de comprimento ,vou-vos dizer o que sempre fiz para minha segurança e dos meus camaradas  da minha embarcacao que algumas tempesteadas nela apanhei  e conseguimos chegar a porto mesmo quando já poucas esperanças haviam de chegarmos a terra .
Fui algumas viagens de Peniche a Vila Real de Santo António pescando com covos de lagosta, redes de emalhar ou poucas com  aparelho , etc.
                       Muitas embarca coes  da classe da Santa Maria dos Anjos  estão equipadas e desenhadas de uma maneira em que facilmente pode suceder o pior naufrágio   : são  equipadas com bordas altas  na sua popa  que em caso de uma vaga alterosa  de trave's inundam completamente as saídas de agua e inundam completamente a embarcacao que nunca mais poderá submergir
Pior ainda como e' natural as escotilha de acesso a's instala coes na popa muitas das vezes estão semiabertas . 
                       Em viagens longas  e com mau tempo todas as escotilhas de possíveis entradas e saídas de pessoal deverão sempre estarem fechadas .
Uma embarcacao nunca deve navegar em alguma circunstancia  somente com um homem ao leme pois pode suceder  algum improviso  queda ao mar , sono  ,ficando a embarcacao a' deriva ....
                        Todas as redes no convés assim como toda a palamenta deve estar amarrada convenientemente  , parte das redes não estavam completamente As embarca coes devem navegar a uma distancias considerável da costa  mesmo que se tenha  grandes conhecimentos  por onde estão a navegar .
Parece que as artes não estavam safas e em posição de serem lançadas para pescar o que essa hipótese esta' afastada , infelizmente teem se dado grandes naufrágios por as redes serem lançadas mesmo a borda de agua  Poderia este naufrágio ter sido evitado ? quanto a mim , Sim  se tivessem permanecido no porto de Peniche ate ao vir da alva
Agora todos choramos a morte dos nossos entes queridos e camaradas mas de uma maneira geral esquecem com facilidade e consecutivamente , infelizmente novas desgraças  nos esperam no nosso dia a dia .
                  E' bom não esquecer  que um verdadeiro bom Mestre de Pesca e' aquele que trabalha para que as suas tripula coes  e bens cheguem sempre com vida e saúde a' terra  o peixe se não vier desta vez, vem sempre na próxima

A todas as Famílias enlutadas as nossas sentidas homenagens
Manuel Joaquim Leonardo          12/5/ 1929 ---- --- 21/1/2015
Peniche Vancouver Canada


 

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