quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Amigos amigos ,negocios a' parte



                                                                          



                                                        Amigos amigos , negócios a' parte....

      
              Como ja'  devem ter notado, tento sempre ser pratico   e contar as minhas historias verídicas  de uma maneira simples  mas explicitas para que quem perder tempo nas suas leituras  o mais  sensitivamente  possa decifrar o sentido exacto  do texto que tento por no papel .
              Desta vez conto duas historias   que sendo embora do mesmo autor  poderão ser muito úteis principalmente     aos imigrantes espalhados pelo mundo ou mesmo aos  , residentes locais   em que os factos descritos , servem embora iguais , desfazeados  conforme as datas e as interpretensoes  do mesmo protagonista .

  Há cerca de dezassete anos fiz um seguro de um imóvel , novo na ocasião ,em que o prédio e haveres , todos novos , foram todos assegurados  e com mais uma clausula apresentada por mim em que acrescentava entre muitas condicoes  que tudo o que fosse danificado por abalo sísmico , ciclones e seus derivados,  assim como roubos  seriam substituídos por novos equipamentos equiparados no seus preços e qualidades actualizados . Também existia e existe uma clausura em que em caso  de danifica coes no prédio que ponham  em perigo a utilização física dos seus habitantes  este deveriam ser alojados em hotel, pensões de boa qualidade  ate que as obras finalizassem o restauro   completo dos prejuízos .
        Ainda acrescentei por escrito que para ter a garantia destes e de outros benefícios  na apólice   pagaria uma percentagem  a mais todos os anos no prémio dos  serviços .
         Para este serviço contactei   uma novel , mediadora de seguros da zona .

          Como sou imigrante no meu Pa'is  chamado " mosca voadora "  passado seis meses regressei a' minha santa terrina  e no outro dia de manhazina fui ao  ao mercado e uma hora e meia depois regressei a casa  .
Foi um espanto quando abrimos a porta e verificamos que do primeiro andar  vinha um rio de agua pelas escadas abaixo.
Em poucos minutos verifiquei que um dos tubos novos montados numa bacia do lavatório de uma casa de banho tinha rebentado. depois de quatro horas a esgotar agua e um dia depois ja' tinha  o processo concluído na companhia de seguros .
Contactei duas companhia para orçamentos.

Com o primeiro andar todo forrado a tacos de madeira e as escadas de madeira o chão ficou totalmente levantado  o que ainda deu  ocasião de cinco quedas  entre mim e minha Mulher  não muito graves mas sim com muito sangue a' mistura  .

""Ao terceiro dia e depois de eu já ter os orçamentos mandados fazer por mim apareceu um inspector da companhia que me disse que a companhia tinha pessoal que faria o trabalho muito mais barato mas que ele não sabia quando começariam as obras .
Apresentou-me  uma proposta : se eu concordasse em pagar os primeiros cinquenta mil escudos eu poderia começar de imediato as obras . Fui falar com o jovem mediador de seguros e disse-lhe que não concordava.
" ELE PONDO A CABEÇA OLHANDO PARA BAIXO RESPONDEU ME QUE EU E' QUE SABIA O QUE HAVIA DE FAZER "
Eu estava tão indignado que nem me lembrou que no contrato estava escrito que poderia ir para um hotel, pensão com a Família ate arranjarem os estragos e a casa estar pronta a habitar . e paguei os cinquenta mil escudos ainda sem os trabalhos estarem começados pois queria arranjar a casa enquanto eu estava de ferias .

Como  vivo fora pedi ao mediador do seguro logo de principio que me fizesse sempre  um email ,um mês antes do contrato findar para assim uma sobrinha minha ir la pagar. o que tem acontecido durante muitos dos anos mas algumas vezes o mesmo mediador dizia-me que ele pagava e depois eu quando chegasse pagava .
Sucedeu isto alguns anos . Este ano ,  2014 fui logo no outro dia apo's a chegada e disse  a' menina la' empregada que queria pagar e ela disse-me que já estava 16 dias em atraso.
Como por  casualidade o dono da agência   estava assentado na ponta do balcão dirigi a voz na sua direcção e disse-lhe  :
Então o Senhor não me avisou como e' o costume ? ao que ele me respondeu  :
Eu agora nem tenho o seu email a companhia levou os computadores e quando vieram para tra's vinham limpos sem email dos clientes
Eu disse-lhe que essa desculpa não servia pois certamente na minha documentação na companhia tem o meu email.
Como estava a fazer pagamento com cheque o meu cartão ainda não estava a trabalhar assinei e pus no cheque o nome da companhia e que era para pagar o seguro numero tal para assim estar mais descansado enquanto o cheque não fosse descontado  mas disse-o ao senhor mediador .
Ele levantou-se e dentro do balcão e muito empertigado ,disse-me que eu não estava a confiar nele mas que ele já tinha pago alguns por mim .
Não quis  lembrar-lhe que na ocasião do acidente da casa ele não tinha feito o trabalho bem feito pois se ele me lembrasse que que devia de ir para um hotel ou pensão como tinha direito, a Companhia não me levasse os cincoenta  contos porque certamente pensava duas vezes .
Nessa dia quando fui pagar o seguro o empregado disse-me que se eu por azar tivesse tido algum azar durante aqueles dezasseis dias a companhia na me pagava Nada.

POR ISSO EU DIGO  , AMIGOS AMIGOS ,NEGÓCIOS A' PARTE
           
                              SEGUROS ?            SEMPRE PAGOS NO DIA DEVIDO !!!

Manuel Joaquim Leonardo       12/05/1929        ====      18/02/2015

Peniche Vancouver Canada                 As minhas Amizades sao violentas
                                                              Sao para ficarem mas com as tempestades
                                                               Que o meu mar provoca
                                                                Muitas ficam para tra's
                                                                                                





       
 

Sem comentários:

Enviar um comentário