terça-feira, 10 de março de 2015

O Comunista ? O bom Samaritano







                                                                 O  Comunista ?

                                                               O bom samaritano


         Ainda se lembram da minha estorieta    que escrevi  quando fui de Peniche a Lisboa a pe' com os meus, menos de catorze anitos de idade quando fugia da vergonha de um moço grande que cheio de saúde tirava o trabalho a um deficiente que pouca saúde tinha para calcorrear as ruas da então Vila de Peniche? . 

Sim , talvez breve num momento no meu actual tempo de ócio  voltarei a contar uma pequena pagina da minha vida    que nunca mais esqueci .  ...

...... ... quase no final daquela tarde já ' para o lado do crespusculo  depois de um dia de andarilhar  encontrava'me, de baixo ao alto mirando , a configuracao na rua principal da aldeia de Ponte de Rol  ainda a mais de cincoenta quilometros da meta da minha ja longa corrida  cuja meta era Lisboa , Capital do meu querido Portugal 

O riacho   veslumbrava - se   ao virar da rua  a cerca de uns trezentos metros  e eu perguntava a mim mesmo se deveria pernoitar ja' ao sul do rio , ou  ao norte, ponto cardial que ja' entao me comandava aonde me encontrasse  . Tirando calculos e medidas  imaginarias procurava tentar saber  qual o caminho que se podesse chegar a's casinhas terreas que la' no alto  a mais de dez metros da base da estrada ,como autenticos miradores de menagem enchergavam a pequena mas riquissima planice que a caminho do sudoeste alimentava ja' ,de vegetais e seus derivados  a cidade de Lisboa e seus arredores .

        Finalmente descobri andando uns passos adiante,  embutida  profundamente  na ravina que quase nao se notava da rua  umas ingremes escadas que nos levavam ao topo das perfiladas habitacoes  todas com o seu logradouro  viradas para o nascente .

       Com um pouco de esforco mais . cheguei ao alto e desde logo observando um local dentro da area dos pomares  pensei que passaria ali melhor debaixo de uma arvore  a noite mais perto do meu Deus .  

        Ajeitei uns torroes para alizar melhor a cama  e metido  dentro da saca de cem quilos  com um  cajado de meu pai  junto de mim   que me serviu de companhia   para afuguentar algum   possivel animal que me atacasse , preparei-me para dormir .

Alguns minutos depois e parecendo que dormia ao ouvir uma rastolhada levantei-me  estramunhado e vejo na minha frente um corpo humano que me disse :

Nao tenhas medo ....

O que e' que fazes aqui ? 

Aparentando uma grande calma consegui dizer-lhe :

Estou tentando passar a noite aqui para amanha chegar mais cedo a Lisboa que e' o meu destino .

_ Se quizeres entra para a minha casa .

Nao me fiz rogado e apanhando a saca e os parcos haveres segui-o, a' sua casa que ficava logo em frente. 

Minutos passados ja ele sabia a minha historia toda bem contada e ja tinha comido um bom bocado de pao e uma posta de peixe frito que pelo sabor e espinhas pareceu-me ser cachucho  .

A luz do candeeiro estava-se  a apagar e ele encheu -o novamente e sentando-se na tosca mesa virando-se para mim disse  :

Eu tenho que apanhar a camioneta da carreira para lisboa muito cedo , eu trabalho nos estaleiros , eu vou ler ainda um pouco o Jornal , se quizeres estendes a saca  em cima do tapete e dormes aqui .

Olhando eu de revez consegui ler o titulo do jornal  que era um titulo para mim muito interessante embora eu nunca tivesse  ouvido falar de um jornal com aquele nome, o qual nunca jamais esqueci.

O titulo do Jornal era  :

                                                        AVANTE

Embora cansado e com sono nao consegui adormecer   e quando ele leu o jornal e se levantou , rasgando  o jornal em pequenos pedacos depositou la' fora o Jornal dentro de um fogao de ferro que possivelmente servia para assar ou fazer a sua comida regou-o com petroleo  e queimou-  o ficando em cinzas  com uma vassora pequena e uma pa' levou as cinzas e andando no campo fora quando apareceu  a pa' estava vazia e limpa.

Achei tudo aquilo estranho e antes de abandonar a casa ainda fui verificar se via algum resquidio de papel . nao estava la nada  !

Anos muito tarde ainda voltei a procurar conhecer aquele bom Samaritano  .

Nao o consegui ,gostava de saber ao menos o seu nome !!!

                                      Comunistas actuais  ? nem so' 

  Desde Ha 28 anoa ate' agora que comunistas e zelozos que todos os anos nas procissoes da Nossa Senhora da Boa Viagem minha Padroeira   levam o Palio nao teem coragem de acabar com uma telenovela  que se tornou politica e imoral

               Que o vosso senhor os imole em fogo   pois com as vossas benezes nao chegam aos ceus  !!!

Manuel Joaquim Leonardo  12 / 05 1929 -------- -----10 /03/2015

Peniche Vancouver Canada



 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário